Macramê. Foto/ Divulgação da artesã Cláudia Luiz
A verdade é que eles são bem diferentes. O macramê deriva da palavra "nó" e é feito com fios tecidos sem qualquer tipo de maquinário ou ferramenta. A tecelagem manual é feita através do entrelaçamento e nós dos fios, trabalhados com os dedos.
Esta técnica produz efeito de renda, com franjas no barrado, muito comum em toalhas e na confecção de bijuterias. Em vestimentas o macramê pode ser explorado de forma criativa com a mistura de cores. Trazemos o link do blog Arte Minha Macramê, da Claudinha, para que você possa ver alguns exemplos de trabalho com macramê.
Já o crochê não tem nós. A técnica é feita com agulhas que trançam os fios. Os pontos produzidos pela agulha de crochê podem ser abertos ou fechados, mais discretos ou mais visíveis. Isto faz com que haja a possibilidade de proporcionar peças mais rústicas ou mais elaboradas, dependendo dos fios (grossura e textura) e das cores utilizadas. O Blog Falando de Crochet, de Sônia Maria, mostra bem a diversidade de peças que se pode fazer com a técnica.
Por Catharina Apolinário