Passo 1: prepare a pele. Como a pele oriental geralmente é mais seca, use um leite de limpeza. Caso seja oleosa, você pode usar um adstringente. Com o chumaço de algodão, faça movimentos ascendentes, nunca derrubando o rosto, e movimentos circulares também. Depois aplique um tônico para fechar os poros e fazer a maquiagem durar mais. Evite esfregar a pele, dê apenas leves batidinhas.
Passo 2: passe um hidratante. Letícia optou por um sérum. Assim, na hora de passar a maquiagem, a pele não vai sugá-la, deixando o efeito mais bonito por mais tempo.
Passo 3: aplique o primer. A maquiadora conta que o segredo para o primer ficar legal e não craquelar é passar pouca quantidade e com movimentos bem rápidos, sempre para cima. Só depois passe o corretivo. Dê preferência à versão líquida, porque ela é mais levinha e tem uma cobertura melhor. A versão em pó costuma pesar na pele. Passe o produto somente na região das olheiras e em pequenas imperfeições, não precisa passar no rosto todo. Para esta maquiagem Letícia optou pelo corretivo HD, que está na moda e dá um aspecto mais natural.
Passo 4: Agora passe a base para uniformizar a pele. Letícia sugere a versão líquida, porque espalha melhor e dá um aspecto mais natural. Para ela, as bases em bastão ou creme são mais pesadas e combinam com peles bem secas.
Passo 5: aplique o pó facial no rosto todo para finalizar a preparação da pele e tirar o brilho. Uma dica de Letícia: o pé facial mate vai tirar ainda mais o brilho.
Passo 6: espalhe um corretivo na pálpebra para fixar melhor a sombra. Pode ser com o dedo mesmo, mas não exagere. Letícia usou uma sombra marrom fosca para desenhar o côncavo dos olhos de Denise.
Passo 7: como a maquiagem é mais para a noite, Letícia escolheu uma sombra goiaba no restante da pálpebra.
Passo 8: para dar uma evidenciada na sombra, a makeup artist faz uma marcação em cima da sombra marrom com sombra preta, só para dar uma escurecida. Com o pincel chanfrado ela marca exatamente onde anteriormente passou a sombra marrom e depois dá uma esfumada com o próprio pincel.
Passo 9: dê uma iluminada na sombra. Neste caso, Letícia usou um tom champagne, bem cintilante, a partir da curvatura da sobrancelha até o final. Para iluminar você pode usar também iluminador ou uma sombra branca fosca.
Passo 10: o delineador é muito importante em uma maquiagem para orientais, para abrir mais o olhar. Faça uma camada mais grossinha e dê aquela puxadinha no canto dos olhos, o chamado olhar de gatinho, também para deixar os olhos mais abertos.
Passo 11: não se esqueça do rímel. Passe duas camadas para dar volume. Se você quiser dar um efeito mais bonito, pode optar por cílios postiços.
Passo 12: agora passe uma camada fininha de lápis preto por fora da linha d’água (embaixo da linha dos cílios). Se passar por dentro, o olho oriental pode parecer mais fechado. Em seguida, passe o lápis branco dentro da linha d’água, para abrir mais o olhar. Caso seja necessário, use também um lápis universal para cobrir as falhas da sobrancelha e desenhá-la. Uma sobrancelha bem desenhada é sempre um complemento para a make ficar ainda mais bonita.
Passo 13: para as maçãs do rosto você pode usar blush ou um pó bronzeador, que é um pouco mais carregado. Letícia optou pelo pó com um pouquinho de glitter, já que a make é para a noite. Se for de dia pode ser uma versão mate. Como as orientais costumam ter o rosto mais redondo, a dica é passar o pó bronzeador num movimento diagonal, do final da orelha ao canto da boca, para afinar o rosto. Você pode medir usando o pincel.
Passo 14: para a boca, Letícia escolheu um marrom avermelhado. Para penetrar melhor o produto, passe-o com um pincel. Como a boca é cheia de pequenas linhas, o pincel ajuda a preencher todas elas, dando um efeito mais bonito. E lembre-se: se você carregar demais os olhos, dê uma maneirada na cor da boca e vice-e-versa.
Passo 15: após passar o batom, para aumentar os lábios, contorne a boca com um lápis. Depois aplique um gloss para dar mais brilho.
Passo 16: finalize aplicando um pó iluminador, dá um efeito bem legal em fotos e vídeos. Passe bem pouca quantidade, para não parecer que o rosto está cheio de glitter, abaixo dos olhos e na zona "T", região do nariz e da testa.