Se você acha que os cravos são um problema especificamente dos adolescentes, está muito enganado. Cerca de metade da população adulta também sofre com o aparecimento dos pontinhos pretos e indesejáveis, que deixam a pele com aspecto de mal cuidada.
Para quem não sabe, os cravos são cavidades nas quais são produzidos os pelos e sebo, conhecidos pelos especialistas como folículos pilosebáceos obstruídos, o que ocorre normalmente quando a pele é excessivamente oleosa. Mas, por que os cravos ficam pretos? Nas peles que possuem poros dilatados, o sebo entra em contato com o ar e oxida, o que faz com que os potinhos fiquem escuros e se destaquem ainda mais sobre a pele.
Não existe uma fórmula mágica para evitar o aparecimento dos cravos, uma vez que eles surgem por fatores hormonais e agressores externos, como a poluição. No entanto, prevenir que eles se proliferem no rosto é a melhor opção.
Cuidados rotineiros devem ser tomados para que você mantenha os pontinhos pretos bem longe do seu rosto. Para começar, o mais indicado é esfoliar a pele do rosto uma vez por semana, ou a cada quinze dias, dependendo do seu tipo de pele. Faça a esfoliação durante o banho, o vapor quente abre os poros e remove as impurezas com mais facilidade.
Aposte na limpeza de pele. Vá até a clínica estética de sua preferência e faça uma avaliação com a especialista para ela indicar qual a periodicidade que você deve fazer o tratamento para manter sua pele livre dos cravinhos.
Por Paula Perdiz
Magnésio e leite de magnésia: benefícios e truques para a pele
Tatuagem para cobrir olheiras vira febre entre as famosas
Como usar gloss na pálpebra
Tatuadora faz constelação do signo em sardas no rosto
3 erros que podem detonar suas sobrancelhas
Rejuvenescimento facial com gordura: a evolução do lifting facial