Foto - Christopher Weidlich/Corbis
Com a chegada do fim do verão e início da meia estação chega o momento certo de começar a tratar da pele manchada de sol ou ressacada e sem vida. Você deve tratar a pele seguindo as orientações de uma dermatologista.
Mesmo antes de iniciar qualquer procedimento continue bebendo bastante água e aplicando o protetor solar todos os dias, mesmo em dias nublados, essa é a lei única da beleza, independente de estar fazendo qualquer tratamento.
Há cremes com ácido e os peelings que já podem ser feitos no início do outono, mas você deve seguir à risca tudo o que a dermatologista receitar. São procedimentos mais leves antes da entrada do inverno que é a melhor estação para reparar os danos de pele.
Os tratamentos
As manchas mais comuns como as sardas e o melasma podem surgir por vários fatores, inclusive por muita exposição solar.
Todo e qualquer tratamento só pode ser indicado por uma dermatologista ou um profissional devidamente credenciado, não se esqueça disso! O Vila Mulher foi conversar com quem entende para pegar dicas para você! Suas manchas e pele sem viço estão com os dias contados!
Segundo a dermatologista Silvia Zimbres, especializada em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, os tratamentos leves cumprem bem seu papel em casa. "Um tratamento indicado para esse caso é o micropeeling, um termo utilizado para uma esfoliação menos agressiva à pele, normalmente à base de ácido retinóico ou glicólico, que promovem uma microesfoliação química da pele e podem ser usados em casa. Porém, mesmo sendo de uso caseiro, é imprescindível a prescrição médica, pois são medicamentos tarjados", alerta.
Silvia também comentou sobre os famosos lasers, como o fracionado indicado para manchas do tipo de sardas ou melanoses de sol. "O Revlite também é uma excelente alternativa, além do uso clássico da Luz Intensa Pulsada, com resultados incríveis", acrescenta.
A Dra. Valeria Campos, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia também é adepta dos lasers e peellings, mas cada caso é um caso e tem sua indicação específica. Segundo Valéria, as melanoses solares conhecidas como sardas são mais fáceis de tratar com laser, peeling químico e luz pulsada, "os resultados costumam ser bons, desde que a técnica seja empregada de forma adequada. O exagero na aplicação pode deixar manchas claras ou até mesmo cicatrizes residuais. O profissional treinado para estes tratamentos é o médico dermatologista".
Os melasmas não têm cura, mas podem ser controlados, "A grande novidade são os lasers Q-SWITCHED inicialmente projetados para remoção de tatuagem, mas usado de forma branda e em múltiplas sessões tem tido efeitos benéficos no melasma".
Para começar a se cuidar comece com três receitas para fazer em casa recomendada por profissionais. Antes de aplicar uma máscara de tratamento, faça uma esfoliação para remover as células mortas e melhorar o resultado do tratamento.
Receita de peeling fácial clareador caseiro
(formulada pelo Professor Maurício Pupo - cosmetólogo, presidente do IPUPO Pós-Graduações e coordenador científico da Pós-Graduação e MBA em Cosmetologia do IPUPO).
Você precisa de apenas dois ingredientes: aveia em flocos finos e iogurte. Num recipiente, misture uma colher de sopa de flocos de aveia com uma colher de sopa de iogurte natural. Durante o banho, após lavar o rosto com sabonete adequado, aplique o peeling clareador com massagens circulares e suaves, principalmente nas regiões da pele com mais manchas, durante dois a três minutos no máximo. Enxágue muito bem logo em seguida. Seque a pele e aplique protetor solar com FPS 30.
Mais duas receitas caseiras passadas pela Dra. Valeria Campos:
Dá para fazer um esfoliante em casa:
2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos (rica em aminoácidos com ação calmante)
1 ½ colher (chá) de áçucar cristal (ação esfoliante)
2 colheres(sopa) de mel (emoliente)
¼ de xícara (chá) de chá de camomila frio
Misture todos os ingredientes e os transforme numa pasta homogênea. Aplique na pele e faça massagens circulares, suavemente. Enxágüe com água morna e seque delicadamente. Em seguida aplique a máscara clareadora.
Máscara facial para clarear a pele
2 colheres de sopa de caldo de arroz (fonte de ácido kójico, deixar o arroz de molho na água por 12 horas, passar num tecido fino e recolher o líquido)
2 colheres de sopa de caldo de cana (fonte de ácido glicólico)
2 colheres de sopa de suco de laranja (fonte de Vitamina C e ácido cítrico)
1 copo de iogurte natural (fonte de ácidolático)
Deixar agir por 30 minutos e remover com água fria. Repetir a aplicação cada 2 dias. Retirar a máscara com água fria, enxaguando bem.
Última dica: o calor pode piorar o melasma, portanto em dias quentes deixe a sopa de caldo de arroz, feita conforme explicado anteriormente, na geladeira, coloque num frasco de borrifar e aplique no seu rosto como se fosse uma água termal, deixe secar e em seguida reaplique o filtro solar sem enxaguar.
Por Giseli Miliozi
Magnésio e leite de magnésia: benefícios e truques para a pele
Tatuagem para cobrir olheiras vira febre entre as famosas
Como usar gloss na pálpebra
Tatuadora faz constelação do signo em sardas no rosto
3 erros que podem detonar suas sobrancelhas
Rejuvenescimento facial com gordura: a evolução do lifting facial