A hidratação do rosto é um assunto que chama muito a atenção das mulheres. Em alguns casos, mesmo com cuidados diários, a pele continua ressecada, desidratada e até com um aspecto envelhecido.
Segundo o professor Paschoal Rossetti Filho, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, para combater esses sinais, além da ingestão de água, é preciso hidratar a pele do rosto com produtos que aumentam o fluxo de água nas camadas mais profundas.
O cosmetólogo ressalta que a pele é formada pela epiderme (composta por cinco camadas mais profundas) e a derme (composta por duas camadas superficiais).
A epiderme retém maior quantidade de água, pois, é formada pelos queratinócitos, outros tecidos e líquidos que formam a pele e preenchem a matriz celular, responsável pela retenção da água.
"O mercado de produtos de beleza oferece muitas opções de produtos que prometem hidratar a pele, mas, muitos deles, só realizam a hidratação da derme, ou seja, superficialmente", alerta o especialista.
Paschoal destaca que produtos e tratamentos com formulações mais líquidas, leves e à base de potássio potencializam cuidados diários com a pele do rosto.
"Esse ativo é essencial para o metabolismo celular, pois ajuda a manter a água dentro das células. Cerca de 90% do potássio no corpo humano encontram-se no meio intracelular e é principalmente, eliminado pela transpiração. Por isso, ele deve ser reposto", destaca o cosmetólogo.
Para repor a água da pele, além de uma alimentação rica em frutas e vitaminas, o ideal é escolher produtos que proporcionem hidratação, além de lubrificá-la, pois, muitas fórmulas têm consistência "´pesada" e apenas dão a impressão que vão resolver o problema do ressecamento devido à alta concentração de óleo.
Segundo Paschoal, formulações mais "leves" são mais eficientes e oferecem alto poder de hidratação para as camadas mais profundas da pele, pois, têm fácil penetração e com o ativo potássio aumentam o fluxo de água nas células e potencializam a hidratação.
Dicas diárias para aumentar a hidratação da pele:
- Fique atenta a produtos que tenham uma formulação mais pesada e grande quantidade de óleo. Estes produtos irão somente lubrificar a pele, pois tem baixo poder de hidratação da camada mais profunda, responsável pela retenção da água.
- Produtos com formulações mais leves potencializam a penetração de ativos hidratantes.
- Procure produtos à base de fluidos, pois, não deixam a pele oleosa e oferecem alto poder de hidratação.
- Produtos com o ativo potássio são conhecidos como um tratamento osmorregulador capazes de aumentar o fluxo de água dentro da pele.
- Evite banhos quentes e hidrate o rosto, após cada lavagem.
Por Jessica Moraes
Magnésio e leite de magnésia: benefícios e truques para a pele
Tatuagem para cobrir olheiras vira febre entre as famosas
Como usar gloss na pálpebra
Tatuadora faz constelação do signo em sardas no rosto
3 erros que podem detonar suas sobrancelhas
Rejuvenescimento facial com gordura: a evolução do lifting facial