Divulgação
Você já sabe que exercícios faciais ajudam a manter a pele do rosto em dia, certo? Mas já se imaginou fazendo yoga facial? Pois a prática, assim como a de outros exercícios para o rosto, existe e pode trazer resultados que você vai adorar.
Victor Lino, mestre de yoga do centro Prakriti, com sede em São Caetano do Sul e Santo André, na grande São Paulo, explica que o yoga facial nada mais é do que uma seleção dos exercícios do yoga tradicional que agem mais intensamente na área do pescoço e da cabeça. Auto-massagem e suaves toques podem fazer a diferença nas linhas de expressão e na própria pele. Mas essa espécie de ginástica facialcombina os exercícios com as posições do yoga e os métodos de respiração, característicos da prática.
Segundo ele, a prática regular reduz acne, marcas de expressão e a oleosidade da pele. Além disso, aumenta o rubor e a oxigenação dos tecidos, e ainda fornece os nutrientes necessários para a manutenção da saúde. "Como as técnicas atuam na cabeça de forma geral, temos também melhora da memória, no raciocínio e até no humor", conta. Esse tipo de yoga ainda estimula o sistema endócrino e, como melhora a circulação sanguínea no rosto, há aumento do tônus muscular e consequente maior tonicidade na pele.
Divulgação
Victor diz que yoga facial pode ser feita por qualquer pessoa, de qualquer idade. "Vale lembrar que, quanto antes começar, por mais tempo é possível manter o aspecto de jovem do rosto", promete. Alguns exercícios são contra-indicados para pessoas com hipertensão arterial.
O mestre oferece workshops há mais de três anos, mas todos os exercícios podem e devem ser feitos em casa!
No livro Yoga Face (Editora Penguin, 2007, disponível apenas em inglês aqui no Brasil), é possível saber mais sobre o tal ‘yotox’ - mistura divertida de yoga com Botox. A prática, segundo o livro, é um método alternativo anti-idade que pode ser feito em minutos. A instrutora de yoga Annelise Hagen, autora da obra, explica que os exercícios são baseados num princípio simples: os músculos da face não são diferentes dos músculos do resto do corpo. Se você não os exercita, eles ficam flácidos com mais rapidez.
Annelise apelidou os exercícios - que são caretas engraçadas - com nomes como "Satchmo", em reverencia ao sorriso de Louis Armstrong, "Kiss", lembrando beijos de Marilyn Monroe e "Lion Face", por exemplo. No livro é possível encontrar mais de 75 fotos instrutivas que prometem uma solução efetiva para ajudar mulheres a voltarem o "relógio" e garantirem uma pele jovial e bonita. Pelo menos a tentativa não dói - e nem injeta nada no rosto. Mal não faz.
Por Sabrina Passos (MBPress)
Magnésio e leite de magnésia: benefícios e truques para a pele
Tatuagem para cobrir olheiras vira febre entre as famosas
Como usar gloss na pálpebra
Tatuadora faz constelação do signo em sardas no rosto
3 erros que podem detonar suas sobrancelhas
Rejuvenescimento facial com gordura: a evolução do lifting facial