Você que se preocupa em ter unhas bonitas, fique atenta, antes de tudo, em ver se elas estão saudáveis. As unhas dão indícios de saúde, através de suas características. Se estão fortes, compridas ou secas, quebradiças, descamadas. Sim, as suas unhas refletem o estado do seu organismo.
As unhas são compostas de queratina (espécie de proteína que serve para formar diversas estruturas do corpo) e devem ser flexíveis, brilhantes e lisas, sem irregularidades na lâmina, a região onde se passa o esmalte. Traumas na cutícula e na matriz da unha fazem com que elas cresçam tortas e irregulares.
Uma unha saudável deve aliar o uso de produtos específicos, cuidados diários e uma ingestão suficiente de proteínas, vitamina A, complexo B e sais minerais como ferro, iodo, cálcio e zinco.
A má alimentação e a escassez desses nutrientes resultam em unhas fracas, que se quebram com maior facilidade e frequência, descamam, apresentam manchas e se tornam irregulares, além de ficarem mais suscetíveis a doenças e a ataques de fungos. Beber água também é importante. Assim como a falta crônica de água deixa nosso corpo desidratado, o mesmo acontecerá com as unhas: secas e sem nenhuma hidratação. E anote essas dicas:
Proteja e hidrate as mãos - O contato direto com produtos de limpeza, poluição, poeira e agentes químicos fazem com que a pele fique ressecada e consequentemente as unhas fiquem fracas e quebradiças.
Hidrate as cutículas e não as retire - As cutículas são protetoras do organismo e sendo retiradas, são portas abertas para doenças e bactérias.
Use apenas removedor de esmaltes - os removedores sem acetona são ótimos e não ressecam as unhas como a acetona faz.
Escolha a base certa para suas unhas - As bases protegem as unhas e evitam que o esmalte fique em contato direto com a pele. Unhas que descamam: sinal que a unha está fraca e precisa se fortalecer. Unhas que demoram a crescer: necessitam de estimulantes de crescimento. Unhas com linhas verticais (estriadas): uma base niveladora é a melhor opção.
Problemas mais comuns nas unhas e suas causas
Ressecamento e quebras - Falta de vitamina A, proteínas e cálcio
Unhas finas e quebradiças - Falta de proteína
Crescimento alterado - Deficiência de vitamina A e zinco
Linhas verticais - Deficiência de ferro ou anemia
Linhas horizontais - Falta de vitaminas do complexo B, principalmente a biotina e enxofre
Pontos brancos - Falta de zinco ou traumas na base ou leito das unhas
Manchas escuras e avermelhadas - Pode ser trauma ou indício de câncer de pele
Manchas amareladas - Problema respiratório como bronquite ou infecção por fungos e bactérias
Unhas que soltam do leito - Psoríase ou intoxicação por medicamentos
Ausência de cor (sob a unha) - Anemia, deficiência de ferro
Por Jessica Moraes