foto: divulgação
No inverno é impossível ficar sem edredom. Mas logo a estação termina e antes de enfiá-lo direto no armário é preciso tomar alguns procedimentos.
Edredons possuem enchimentos diversos, como fibras naturais, na maioria algodão, penas de ganso que são mais leves e quentes, fibras de acrílico e outros materiais. Com o uso diário, podem acumular ácaros, manchas e outras sujeiras.
Segundo Maria Alzira Linares, proprietária da lavanderia Lavasecco, dependendo da frequência de uso do edredom, recomenda-se lavá-lo pelo menos no início da primavera e do outono.
Quando os edredons são maiores, como King Size ou Queen, normalmente não cabem nas máquinas de lavar caseiras. "Comumente elas suportam entre 5 e 10 quilos, então se forem usadas para lavar um edredom muito grande, existe o risco dele não ficar bem limpo e ainda ocorrer algum dano ao equipamento, sobrecarregando o mesmo", explica Maria Alzira.
Para uma limpeza mais eficaz, vale a pena levá-los a uma lavanderia especializada. Geralmente os produtos usados para higienizar os edredons possuem fungicidas e bactericidas, que eliminam os ácaros, afastando o perigo de alergias aos usuários. Depois de lavados, os edredons devem ser guardados em embalagens de proteção de TNT, tecido furadinho onde a peça pode respirar ou em embalagens a vácuo, ficando protegidos de poeira e ácaros. "A embalagem a vácuo evita qualquer possibilidade de bolor e, além de economizar espaço, conserva melhor a peça durante o período em que fica guardada", comenta a especialista.
Por Vila Mulher
Os Poderes dos Incensos: veja o que cada aroma desperta!
Você sabe o que é uma candidata laranja?
Conheça as 10 cidades mais hospitaleiras do Brasil
Propostas dos candidatos à presidência 2018 para as Mulheres
Horóscopo Semanal com Mensagem dos Anjos (03/09 a 09/09)
Após incêndio, Museu Nacional fica destruído - Veja a repercussão