
Foto: Nicklas Blom/Matton Collection/Corbis
Depois de um dia exaustivo de trabalho e de muito trânsito, o que mais se deseja é chegar em casa e desfrutar de momentos de sossego e bem-estar. E com alguns truques fica muito fácil transformar sua casa num lugar ainda mais tranquilo e aconchegante.
Quem dá as dicas é a designer de interiores Bernadete Cubas. Ela fez uma listinha bem legal para o VilaMulher. Dá uma olhada:
Cores Se o ambiente for pequeno, use as cores mais claras para dar amplitude e frescor. Se a intenção for aquecer, aposte numa cor mais quente em uma parede menor. Você ainda pode recorrer ao papel de parede para ter mais praticidade ou aderir à moda dos adesivos. Bernadete sugere os com frases marcantes ou imagens abstratas.
Plantas Elas nos remetem a esse acolhimento e ajudam a purificar o ambiente. Para quem não tem muita luz natural as plantas zamioculcas e rafis vão muito bem dentro de casa. Sem contar que aquele cheirinho de mato é sempre muito bem-vindo! As flores que já vêm em vasos de terra costumam durar mais que as colocadas direto em vasos com água. As violetas adoram o vapor do chuveiro, portanto, são indicadas para banheiros.
Luz As velas aromatizadas dão um efeito interessante no ambiente. As lâmpadas de espectro amarelo também são fortes aliadas na ambientação. Para escritório e áreas de trabalho, como cozinha e área de serviço, prefira as lâmpadas brancas. E lembre-se sempre que cada lustre ou luminária deve ser proporcional ao espaço que ela vai ser instalada. O dimmer (dispositivos que variam a intensidade da luz) também dá um efeito maravilhoso no ambiente. Luzes indiretas, de um modo geral, têm esse poder de conforto.
Lareira A iluminação das lareiras é bem especial, deixa o
ambiente aconchegante e também romântico. Hoje temos muitas opções de lareiras portáteis que podem circular pela casa!
Aromas Que tal fazer uso de incensos? Escolha os de pavio claro, que não contenham carvão em sua composição. Outras opções são as velas aromatizadas e os aromatizadores. Estes devem ficar nos corredores de circulação, vão de escadas e lavabos, nunca dentro dos quartos ou na cozinha e livre do alcance das crianças e dos animais.
Música Aposte numa música zen. Também são interessantes as réplicas de pequenos rádios estilo retrô, que funcionam com pen drive. Você pode ainda optar pelos sinos de ventos.
Relaxamento Coloque um banquinho japonês na entrada de casa com vários chinelos de tamanhos diferentes para dar boas vindas a quem chegar. Esse recurso também evita que se leve para dentro da casa impurezas e outras energias. Outra dica é usar e abusar de tapetes e almofadas (desde que não sejam bordadas com pedrarias).
Bons pensamentos Encha sua memória de coisas boas. Deixe à vista tudo que lhe faz reavivar estas memórias (lembranças de viagens, fotos de pessoas queridas, lugares inesquecíveis e objetos que fortalecem a nossa fé. Estes elementos podem (e até devem) ficar expostos pela casa toda, porque a qualquer hora você estará reavivando essas alegrias e, consequentemente, terá gratidão pela vida.
Praticidade Escolha poucos objetos e de tamanhos médios para facilitar na hora da limpeza. As cortinas de voal são leves e muito fáceis de lavar, podem sair da máquina e ir direto para os varões. As prateleiras estreitas fixas nas paredes com uma "baguetezinha" na ponta funcionam muito bem para distribuir fotos e outros quadros sem danificar as paredes e com maior liberdade de movimento.
Se você tem gatos ou cachorros, saiba que os pelos destes bichinhos não combinam com veludo, lã e seda. Além disso, estes tecidos requerem cuidados especiais. Também evite tapetes de pelos mais altos. Eles são muito mais confortáveis, porém a limpeza dependerá de mão de obra especializada.
Juliana Falcão (MBPress)