Crédito: © Jamie Grill/Tetra Images/Corbis
Acredite se quiser, ainda tem muita gente que deixa pra começar o ano só depois do carnaval. A velha preguicinha de começo de ano e a chamada procrastinação, aquele hábito de deixar as coisas para depois, precisam ser abolidos.
Ainda mais esse ano que a Copa do Mundo será no Brasil e teremos eleições presidenciais. Ou seja, você diz que vai começar um projeto depois do carnaval, adia para depois do mundial, estende para perto das eleições, e quando vir o ano acabou.
E quem foi que ditou essa regra? Especialistas explicam que esse ‘depois do carnaval’, no Brasil, virou cultural. Mas calma. Ninguém está dizendo que você precisa sair por ai, que nem louca, cumprindo todas as metas estipuladas para os próximos meses. Nada disso. A dica é apenas não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje, entende?!
"Procrastinar é um hábito que provoca frustração, culpa, sensação de derrota, deixa a autoestima lá em baixo", explica a gerente de In Company da Academia do Palestrante, Ana Paula Gomes.
O primeiro grande desafio é começar. Simples assim. Se toda vez que seu desafio lhe vier à cabeça você disser: "depois eu faço", "amanhã eu vejo isso", ou se apegar a alguma justificativa que te impeça, vai acabar não realizando.
Claro que há exceções. Por exemplo: se uma das metas era viajar ao exterior este ano ou entrar em um curso de pós-graduação e, pelo caminho, você foi demitido, é hora de mudar trajetos e reavaliar os planos. Só cuidado para não valorizar os empecilhos, recomenda Ana Paula. "Procure a maneira de realizar, e se não encontrar, crie!", finaliza.
Os Poderes dos Incensos: veja o que cada aroma desperta!
Você sabe o que é uma candidata laranja?
Conheça as 10 cidades mais hospitaleiras do Brasil
Propostas dos candidatos à presidência 2018 para as Mulheres
Horóscopo Semanal com Mensagem dos Anjos (03/09 a 09/09)
Após incêndio, Museu Nacional fica destruído - Veja a repercussão