A mente humana é cercada de mistérios. Alguns fenômenos provenientes da mente chegam a ser fascinantes e os cientistas ainda hoje não descobriram o porquê de tais reações. Confira uma lista dos fenômenos mais entranhos, dos quais ainda é inexplicável a sua origem.
Déjà vu - déjà vu ("já viu") é a experiência de ter a certeza que a pessoa já viu uma nova situação anteriormente - ela se sente como se o evento já aconteceu ou está se repetindo. A experiência é geralmente acompanhada de um forte senso de familiaridade e ao mesmo tempo estranheza. A experiência "anterior" é geralmente atribuída a um sonho, mas às vezes, há uma convicção de que ela tenha realmente ocorrido no passado.
Déjà Vécu - déjà vécu ("já experimentou") é semelhante ao déjà vu, onde é a experiência de já ter visto um evento anteriormente, mas muito mais rico em detalhes, como reconhecer cheiros e sons, por exemplo. Ele é geralmente acompanhado de um sentimento muito forte de saber o que vai acontecer em seguida. Até hoje esse fenômeno não foi muito esclarecido pelos pesquisadores e continua um mistério.
Déjà visite - déjà visite ("já visitou") é uma sensação menos comum e envolve uma estranha sensação de que já se conhece um lugar no qual você nunca esteve. Quem passa por essa situação, pode conhecer tudo a sua volta em uma cidade que nunca tenha visitado antes. E ao mesmo tempo saber que isso não seria possível.
Déjà senti - déjà senti ("já sentiu") especifica algo que a pessoa já sentiu. Déjà senti é igualmente exclusivo para um acontecimento mental, sem aspectos simbólicos significativos, e raramente permanece na memória da pessoa por muito tempo. A recordação inicia-se sempre pela audição da voz de outra pessoa, ou pela verbalização dos pensamentos da pessoa que sofre disso.
Jamais vu - jamais vu ("nunca visto") significa não recordar de uma coisa que já se viu antes. A pessoa sabe que já aconteceu, mas a experiência faz-se sentir estranha. Descrito como uma sensação de medo e a impressão de observador da situação pela primeira vez, apesar de, racionalmente, saber que já esteve na situação antes. Praticamente o oposto de déjà vu.
Presque Vu - Presque vu ("quase visto") é uma sensação muito similar a aquela: "está na ponta da língua", que é a sensação de que você irá ter uma revelação. A sensação de presque vu pode ser desorientadora e traidora.
L’esprit de l’escalier - ("o espírito da escadaria") a expressão serve para designar situações em que você está em uma discussão e sai perdendo por não saber o que dizer, mas depois de ir embora (descendo as escadas, daí a origem da expressão) você tem aquele estalo e pensa na coisa mais perfeita do mundo para se dizer, aquilo que deixaria seu oponente no chão, não fosse o fato de já ser tarde demais. Só depois que já fomos embora é que pensamos que poderíamos ter dito isso ou aquilo.
Por Jessica Moraes
Os Poderes dos Incensos: veja o que cada aroma desperta!
Você sabe o que é uma candidata laranja?
Conheça as 10 cidades mais hospitaleiras do Brasil
Propostas dos candidatos à presidência 2018 para as Mulheres
Horóscopo Semanal com Mensagem dos Anjos (03/09 a 09/09)
Após incêndio, Museu Nacional fica destruído - Veja a repercussão