Crédito: Getty Images
Muita gente vai concordar que as olheiras nem deveriam existir. A intensidade dessas marquinhas escuras que ficam abaixo ou ao redor dos olhos variam a cada pessoa e tem algumas razões de existir.
Pelo menos três são apontadas. Pelo acúmulo de vasos na região das pálpebras, pela pigmentação escura da pele ou ainda pela atrofia e queda dos tecidos, que aumenta o sulco abaixo das pálpebras.
Entre os fatores determinantes para o surgimento das sombras escuras há a concentração de melanina (pigmento que dá coloração à pele) sob os olhos. As causa mais comum é o próprio cansaço, falta de sono, estresse, envelhecimento, hereditariedade e exposição solar.
Resta saber se há tratamento definitivo para se livrar das olheiras. Será?! Bom, infelizmente, a má notícia vem do cirurgião plástico e cosmiatra, Márcio Castan, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
O profissional informa que a cura total das olheiras é quase impossível. Mas há uma gama enorme de recursos para amenizá-las, que incluem desde dicas de saúde até tratamentos médicos.
"Com algumas mudanças de hábitos é necessário associar cremes à base de vitamina A e C, ácido mandélico e vitamina K. E quando as olheiras apresentam um fator vascular importante, as compressas vasoconstritoras (processo de contração dos vasos sanguíneos) funcionam muito bem", tranquiliza o cirurgião.
Para adotar um tratamento propriamente específico, Dr. Castan afirma ser imprescindível conhecer a origem, isto é, o que está causando de fato esse problema.
Se for pelo acúmulo de vasos na região das pálpebras, o tratamento deve ser realizado com técnicas que combatem os vasinhos, como o uso da luz pulsada (não queima) e laser. Caso seja devido à pigmentação escura da pele, indica-se o uso de clareadores e peelings.
"É importante alertar que, se o problema for atrofia e queda dos tecidos, que aumenta o sulco abaixo das pálpebras, a maneira mais correta de tratar é eliminar o vale formado no local. É um preenchimento estético que tem durabilidade de 9 a 12 meses, podendo chegar a dois anos em alguns pacientes", detalha.
Quem sofre com as benditas olheiras e se interessou por esse tratamento, cuidado. Antes de realizar qualquer procedimento estético é fundamental consultar um profissional. Só ele saberá indicar o melhor tratamento para cada paciente sem apresentar riscos ou efeitos indesejados.
Dicas para evitar as olheiras
- Procure dormir no mínimo 8 horas por noite;
- Evite esfregar os olhos;
- Mude os hábitos alimentares, diminuindo a quantidade de sal, álcool e cafeína ingeridos ao longo dos dias;
- Abandone o cigarro;
- Use protetor solar.
Por Natália Farah
Os Poderes dos Incensos: veja o que cada aroma desperta!
Você sabe o que é uma candidata laranja?
Conheça as 10 cidades mais hospitaleiras do Brasil
Propostas dos candidatos à presidência 2018 para as Mulheres
Horóscopo Semanal com Mensagem dos Anjos (03/09 a 09/09)
Após incêndio, Museu Nacional fica destruído - Veja a repercussão