IStock/jacoblund
Pare e pense. Quais são os seus hábitos? O que você faz ao acordar ou antes de dormir? Pensou? Pois bem, tudo aquilo que você faz diariamente de forma automática pode ser alterado. É o que garante Charles Duhigg, autor do livro "O Poder do Hábito: Por que Fazemos o que Fazemos na Vida e nos Negócios".
O ponto de partida do livro é a história de uma jovem que em um período de dois anos teve a vida transformada. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. A ciência buscava respostas para uma mudança tão drástica em tão pouco tempo. Em um laboratório, neurologistas chegaram a conclusão de que os padrões dentro do cérebro dela foram modificados de maneira fundamental para que todas essas mudanças ocorressem.
Estudos realizados há mais de 20 anos começaram então a entender como os hábitos funcionam - e, mais importante, como podem ser transformados. Não é da noite para o dia, mas o autor explica que os padrões certos podem modificar os repetitivos e libertar uma pessoa de um vício ou fazê-la obter êxito em algum esporte.
Para atingir qualquer objetivo, o primeiro passo é saber identificar e compreender como os padrões de comportamento agem, garante o autor. Feito isso, é necessário alterar o hábito não saudável e substituir por outro que traga a mesma recompensa. Por exemplo, fumar é um hábito não saudável. A recompensa pode variar de pessoa para pessoa, porém, a satisfação momentânea causada pelo fumo geralmente é o motivo que leva as pessoas a fumarem mais e mais. Se algum outro costume surgir, como a prática de um esporte, por exemplo, com a mesma satisfação que o cigarro traz, o cérebro vai registrar esse novo hábito.
foto: divulgação
Por Lívany Salles
Os Poderes dos Incensos: veja o que cada aroma desperta!
Você sabe o que é uma candidata laranja?
Conheça as 10 cidades mais hospitaleiras do Brasil
Propostas dos candidatos à presidência 2018 para as Mulheres
Horóscopo Semanal com Mensagem dos Anjos (03/09 a 09/09)
Após incêndio, Museu Nacional fica destruído - Veja a repercussão