Whey Protein concentrado ou isolado? Conheça as diferenças

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Whey Protein concentrado ou isolado Conheça as dif

Foto Corbis

No mundo fitness não se fala em outra coisa, whey protein. Mas você sabe o que é? O whey protein é um conjunto de proteínas extraídas do leite. Mas por que o whey protein tem sido mais valorizado que outras fontes de proteínas?

Porque ele tem alto valor biológico, que muitas vezes vai além do encontrado em alimentos como frango e carne, ou seja, é um suplemento completo de proteínas necessárias ao nosso organismo. Além disso, o whey protein possui alta concentração de glutamina e BCAA, o que significa que fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de colesterol e gordura.

O resultado prático disso é a rápida construção de massa muscular, superando outros suplementos. Além dessas vantagens, o whey protein possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e ainda reduz sintomas de overtraining (excesso de exercício).

Para oferecer todos esses benefícios, o whey protein passa por um processo de filtragem para que sejam separadas as proteínas que compõem a sua formação. Existem 3 tipos de whey protein: o whey protein concentrado, o isolado e o hidrolisado.

O whey protein concentrado é o mais barato, pois sua filtragem é a mais leve, trazendo uma concentração de 70% a 80% de proteínas. A absorção é um pouco mais "lenta" se comparado a outros tipos, pois ele apresenta outros componentes além de proteína que atrasam a sua digestão.

O whey protein isolado tem uma filtragem mais profunda, apresentando uma concentração de até 95% de proteínas, com quase nenhuma concentração de gordura e carboidratos, ideal para quem quer emagrecer. E sua absorção é maior se comparado ao whey protein concentrado.

O whey protein hidrolisado é o mais caro. Seu processo de filtragem alcança a concentração de até 92% de proteínas. Sua principal vantagem é que a sua absorção é a mais rápida entre todos os whey.


No entanto, vale frisar que, mesmo sendo um facilitador na obtenção de massa magra, o whey protein não deve ser um subtituto das refeições diárias. Além das proteínas, precisamos de outros nutrientes, vitaminas e minerais essenciais para a manutenção e saúde do nosso organismo.

E se consumido sem moderação (não tomar nos horários certos, exagerar na dosagem e não praticar exercícios), o whey protein pode trazer o efeito inverso, que é o de fazer engordar ao invés de emagrecer. Por isso, antes de adotar o whey protein, converse com um nutricionista, até para que ele indique como tomar, o horário de consumo e a dosagem diária adequada para o seu perfil.

Por Jessica Moraes

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