Deseja fazer parte de algum trabalho social mas não sabe como começar? A internet pode ser uma grande aliada nessa questão. Existem movimentos sérios online que ajudam você a dar o primeiro passo.
O Instituto Voluntários em Ação, de Santa Catarina, é um desses grupos que tomou a iniciativa de criar esse movimento através da internet, para buscar interessados em colaborar com organizações não-governamentais (Ongs) em diversos projetos.
Para isso, basta se cadastrar no site voluntariosonline.org.br e escolher como deseja participar: presencialmente (dar aulas, contar histórias, visitar asilos, escolas, hospitais) ou pela própria internet (fazendo traduções, pesquisas, diagramações, escrevendo reportagens).
O Centro Voluntariado de São Paulo também tem uma proposta semelhante. O voluntário escolhe a área em que deseja atuar através do site voluntariado.org.br e lá pode conferir a lista de organizações sociais, no intuito de escolher a que mais se identifica.
Você que gostou da ideia e procura mais alternativas de grupos que incentivam o voluntariado, pode acessar também os sites Instituto Faça Parte, Seja um Voluntário e Voluntariados em Ação.
Além de estar fazendo parte de uma ação social e conscientizadora, o voluntário se enriquece com boas experiências fazendo o bem e a sua parte para melhorar o mundo.
Por Jessica Moraes