Foto - Shutterstock
Cada vez mais o glúten é tido como vilão na nossa alimentação, tanto para quem tem alergia, intolerância ou até mesmo pelas que juram que o grão incha e dificulta o emagrecimento. Graças a vários chefs de cozinha que estudaram outros preparos de alimentos, há como substituir a farinha de trigo por outras sem glúten. Veja só:
Farinha de amêndoas
A farinha de amêndoas é rica em proteínas, gorduras saudáveis para o coração, e vitamina E. Você pode adicioná-la a pratos assados, como brownies, ou usá-la como substituta de migalhas de pão, revestindo frangos e peixes. É melhor armazenar na geladeira ou no freezer.
Farinha de arroz
A farinha de arroz é feita de arroz finamente moído, com ambas as variedades; branco e marrom. É uma ótima substituta da farinha de trigo, pois sua estrutura permite que ela possa ser usada em produtos tradicionais assados, como os pães, por exemplo. Ela também é comumente usada na culinária japonesa para fazer macarrão de arroz e sobremesas tradicionais.
Farinha de amaranto
O amaranto é uma semente usada há mais de 800 anos em rituais religiosos dos antigos astecas, por isso muitas vezes é chamada de "o grão dos deuses." É rica em fibra e é também uma proteína completa. Tem um agradável sabor e pode ser usada em receitas de biscoitos. Mas cuidado na dosagem, pois pode ressecar o prato. Você pode adicionar uma quantidade extra de água, óleo ou compota de maçã para contrariar este efeito e obter a massa com a consistência desejada.
Leite puro no mercado: conheça o novo Ninho® Integral UHT
Antioxidantes: listamos aliados para dar um up na sua imunidade!
Arroz branco é muito mais saudável que o integral
Pitaya vermelha dá mais energia: veja mais 5 benefícios do consumo
Mais energia no Carnaval: nutricionista revela cardápio ideal p/ folia
Corpo de Paolla Oliveira: nutricionista revela dieta da atriz