Prepare para as 1001 calorias! Seja Natal ou Réveillon, as pessoas se reúnem em volta da mesa cercadas de muita comida e bebida. No entanto, os pratos tradicionais também são pesados por conterem muita carne e ingredientes gordurosos e facilmente você acaba saindo da sua dieta básica do dia a dia.
Para minimizar os desconfortos durante a maratona de festas e evitar a má digestão, é necessário tomar alguns cuidados com os abusos típicos do período. Separamos algumas dicas básicas.
Mastigue bem os alimentos e coma devagar - Comer muito rápido reflete em uma digestão mais demorada, faz com que as pessoas deixem de saborear a comida e acabem ingerindo uma quantidade maior de alimentos.
Procure não abusar das bebidas alcoólicas - Limite o seu consumo de álcool. Deguste das bebidas com moderação, pois o álcool pode causar problemas para a digestão e para o fígado.
Planeje um cardápio mais leve - Escolha um menu mais saudável para as ceias de final de ano. Não abuse de alimentos gordurosos e de frituras. Opte por pratos mais leves como saladas, carnes assadas, sucos e, para sobremesas, as frutas frescas.
Coma pequenas porções e evite misturar alimentos muito diferentes - Não se prive de comer seus pratos favoritos de final de ano, mas evite ingeri-los em grande quantidade, pois podem causar alguma sensação de desconforto. Além disso, o ideal é não misturar pratos muito diferentes, escolhendo um prato favorito na ceia e outro no almoço, para poder degustar uma variedade maior de quitutes.
Opte por frutas na sobremesa, principalmente das típicas da estação - Troque os doces pelas frutas frescas, que são leves e ótimas fontes de vitaminas. Algumas delas ainda auxiliam no processo digestivo, mas evite grandes porções.
Concentre-se na conversa e socialize com as pessoas - Aproveite a ocasião para colocar o papo em dia com a família e os amigos. Dessa forma, você acaba se movimentando mais e não fica o tempo todo perto da mesa.
Permita-se o prazer de comer - As festividades de fim de ano fazem com que algumas pessoas saiam um pouco da dieta para aproveitar o prazer de comer alguns pratos que, normalmente, não são consumidos no cotidiano. Não há problema com isso. O que atrapalha as comemorações é o exagero, que pode ser evitado sem que seja preciso deixar de lado as gostosuras das festas.
Por Jessica Moraes
Leite puro no mercado: conheça o novo Ninho® Integral UHT
Antioxidantes: listamos aliados para dar um up na sua imunidade!
Arroz branco é muito mais saudável que o integral
Pitaya vermelha dá mais energia: veja mais 5 benefícios do consumo
Mais energia no Carnaval: nutricionista revela cardápio ideal p/ folia
Corpo de Paolla Oliveira: nutricionista revela dieta da atriz