Sabe quando você vai ao supermercado com a melhor das intenções e compra aqueles produtos que prometem na embalagem ser um alimento mais saudável? Pois não se deixe levar pelas aparências.
Muitos desses produtos industrializados são ricos em açúcares, conservantes, gorduras e c demais componentes que podem não só estragar a dieta como prejudicar sua saúde.
Muitos deles intitulados "light", por exemplo, apresentam maior concentração de sódio para serem conservados e precisam de moderação no consumo.
Fique atenta na lista desses alimentos perigosos por serem aparentemente saudáveis.
Barra de cereal - Fique sempre de olho no rótulo da barrinha, porque algumas marcas ultrapassam o limite ideal na quantidade açúcar. Elas devem ficar com o teor de fibra entre 1g e 7g por barra, para não aumentar o índice glicêmico e não contribuir com o acúmulo de gordura no abdômen e no quadril.
Suco de caixinha - A maioria dos sucos comprados prontos apresenta alta quantidade de corantes e conservantes, que retardam o metabolismo, enquanto o sódio, também utilizado para conservar, aumenta o inchaço do organismo.
Iogurte de frutas - Nem sempre o sabor é da fruta natural, e sim de aromatizantes artificiais. Embora muitos deles sejam desnatados (com teor reduzido de gordura), eles são ricos em açúcar.
Sanduíche natural - Os lanches vendidos prontos no mercado costumam estar cheios de maionese, sem contar que o pão geralmente não é integral e também podem ter conservantes para que possam durar alguns dias a mais sob refrigeração.
Biscoito de água e sal - Por mais inofensivos que aparentam ser, são ricos em sódio. Prefira as versões integrais e tenha o cuidado de não devorar metade do pacote a cada lanche ou café da manhã.
Sopa de pacote - Além de pobre em nutrientes, o produto é outro campeão em sódio - alguns contêm quase 1 grama desse componente na porção, sendo que a recomendação diária de sal é de 4 a 6 gramas por dia.
Peito de peru - embora o peito de peru seja uma opção melhor do que presunto suíno, mortadela e salame, é importante comparar as marcas, que diferem bastante na quantidade de gordura e, principalmente, de sódio.
Por Jessica Moraes
Leite puro no mercado: conheça o novo Ninho® Integral UHT
Antioxidantes: listamos aliados para dar um up na sua imunidade!
Arroz branco é muito mais saudável que o integral
Pitaya vermelha dá mais energia: veja mais 5 benefícios do consumo
Mais energia no Carnaval: nutricionista revela cardápio ideal p/ folia
Corpo de Paolla Oliveira: nutricionista revela dieta da atriz