Aproveite talos, cascas, folhas e sementes dos vegetais e das frutas, pois desperdiçá-los é jogar fora dinheiro e saúde, pois essas partes dos alimentos concentram altas doses de nutrientes.
Aproveitar os alimentos por completo aumenta a ingestão de vitaminas, minerais e fibras. E, se o consumo for regular, ainda representa uma boa economia.
Talos - exceto o de mandioca, por ser tóxico, os talos dos legumes e verduras podem ser aproveitados picados ou triturados em massas de bolos, pães e panquecas e ainda em ensopados, omeletes, farofas, bolinhos ou misturados em sopas. Podem, ainda, ser utilizados no preparo de saladas, e patês.
Cascas - cascas de laranja, tangerina e maracujá viram deliciosas geleias. As de maçã e mamão incrementam vitaminas de frutas. Anote aí: a casca da laranja tem 40 vezes mais cálcio do que a polpa, enquanto as da maçã e da mexerica têm o dobro de vitamina C em relação à polpa.
A entrecasca (que fica entre a polpa e a casca) da melancia, do melão e do maracujá pode ser preparada em forma de compota. E a de melancia, se refogada com carne moída, fica igual ao chuchu.
Folhas - folhas de cenoura e beterraba cruas caem bem na salada. E as de batata-doce, couve-flor, abóbora, mostarda e rabanete, refogadas.
Sementes de frutas também podem ser aproveitadas. Sementes torradas e moídas se tornam farinhas no preparo de bolos, pães e biscoitos. Se for preciso, complete com farinha comum.
Por Jessica Moraes
Leite puro no mercado: conheça o novo Ninho® Integral UHT
Antioxidantes: listamos aliados para dar um up na sua imunidade!
Arroz branco é muito mais saudável que o integral
Pitaya vermelha dá mais energia: veja mais 5 benefícios do consumo
Mais energia no Carnaval: nutricionista revela cardápio ideal p/ folia
Corpo de Paolla Oliveira: nutricionista revela dieta da atriz