Foto: Dreamstime
O arroz preto possui, além de aparência exótica, aspectos nutricionais e benefícios à saúde muito relevantes. Para quem recebe a primavera pensando em estar em boa forma para o verão, o arroz preto é um grande aliado.
Para incrementar o cardápio de baixa caloria com muito sabor, é importante saber que o arroz preto oferece 332 kcal a cada 100g. Para se ter ideia, o arroz branco oferece 346 kcal, enquanto o integral, 360 kcal.
Mas se a dieta é baseada em proteína, uma pesquisa feita pelo Instituto de Agricultura de Campinas, vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura, revelou que essa variedade contém 20% mais proteína e 30% mais fibras do que a versão integral, por exemplo.
Rico em flavonóides que possuem propriedades antioxidantes, o arroz preto também é um alimento utilizado na prevenção de diversas doenças, por exemplo, as cardíacas e diabetes.
O aroma e o sabor acastanhados deste grão são de aguçar o paladar e ele pode ser inserido com acompanhamento em qualquer receita, inclusive em saladas. Os grãos curtos, arredondados e macios, com coloração preta quando crus, tornam-se roxos após o cozimento, conferindo visual marcante.
O arroz preto não precisa ser lavado ou escolhido. Algumas marcas, como a Tio João (com a linha de Variedades Mundiais), já disponibilizam o arroz preto nas principais redes varejistas do país.
Por Jessica Moraes
Leite puro no mercado: conheça o novo Ninho® Integral UHT
Antioxidantes: listamos aliados para dar um up na sua imunidade!
Arroz branco é muito mais saudável que o integral
Pitaya vermelha dá mais energia: veja mais 5 benefícios do consumo
Mais energia no Carnaval: nutricionista revela cardápio ideal p/ folia
Corpo de Paolla Oliveira: nutricionista revela dieta da atriz