O açaí é uma fruta redonda, de cor roxa escura, que nasce do açaizeiro - uma palmeira muito encontrada na região Norte do país. Sua polpa é um ótimo energético, rica em proteínas, fibras e vitaminas. Atualmente sua forma mais consumida é na tigela, onde a polpa do açaí é acompanhada de outras frutas, como morango, kiwi, mais a combinação de cereais. Mesmo assim, pode ser transformado em sucos, geléias, sorvetes e mesmo em pó e suplementos nutricionais. Também é rico em ferro, cálcio e fósforo.
Além disso, o açaí é considerado uma das plantas medicinais mais importantes da Amazônia, devido aos seus efeitos antioxidantes e energizantes. Alguns de seus fins medicinais é o de fortalecer o sistema imunológico, combater infecções e proteger o coração de doenças cardíacas.
Apesar do alto teor de gordura dessa fruta energética, grande parte são gorduras benéficas que contribuem para o bom colesterol. Ele também é recomendado para quem pratica atividades físicas, porque suas propriedades estimulantes revigoram, fortalecem e saciam a fome facilmente, o que faz com que a pessoa se esforce por mais tempo, queimando mais calorias.
A fruta do açaí também pode ser encontrada como forma de suplemento, pois é um dos melhores nutrientes do mercado, tendo um elevado potencial a pessoas com a saúde debilitada que buscam mais vigor, disposição e recuperação de um forma bem saudável.
Por Jessica Moraes
Leite puro no mercado: conheça o novo Ninho® Integral UHT
Antioxidantes: listamos aliados para dar um up na sua imunidade!
Arroz branco é muito mais saudável que o integral
Pitaya vermelha dá mais energia: veja mais 5 benefícios do consumo
Mais energia no Carnaval: nutricionista revela cardápio ideal p/ folia
Corpo de Paolla Oliveira: nutricionista revela dieta da atriz