Foto - Shutterstock
Alimentação industrializada, medicamentos, embalagens plásticas, poluentes do ar e da água, estresse. No cotidiano, estamos expostos a diversas fontes de toxinas, tanto alimentares quanto ambientais, o que acaba gerando aumento de peso e dificuldade em responder às dietas de emagrecimento. Para desintoxicar o organismo e amenizar esses riscos, a dieta detox tem sido uma alternativa.
De acordo com Flavia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, a verdadeira dieta Desintoxicante ou Detox, não tem como objetivo principal a perda de peso, mas sim a retirada de toxinas do organismo.
Para a desintoxicação, Flavia recomenda cortar alimentos que prejudicam o bom funcionamento do organismo, como: frituras, refrigerantes, bebidas alcoólicas, carnes gordurosas, doces e alimentos com alta concentração de sódio, como os industrializados. Confira alguns alimentos e produtos que não podem faltar no cardápio detox:
Abacate
É fonte de antioxidantes, incluindo a glutationa, que auxilia no processo detox, otimizando o transporte de toxinas prejudiciais para fora do organismo. A fruta pode ser consumida pura ou utilizada no preparo de pastas e de receitas. Outra opção é utilizar o óleo de abacate para temperar saladas.
Crucíferos
Brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor, mostarda, nabo e rabanete são ricos em enxofre, mineral que auxilia na detox. Os crucíferos podem ser utilizados em receitas de saladas e em tortas salgadas. Na versão liofilizada, podem ser adicionados em sucos, vitaminas e sopas.
Alho
Fonte de enxofre, esse é outro alimento muito utilizado para auxiliar na “limpeza” do organismo. Deve ser consumido preferencialmente cru. Uma boa dica para o alho é amassá-lo e colocá-lo dentro de um recipiente em vidro com azeite. Existe também a opção do óleo de alho em cápsulas.
Beterraba
Pode ser incorporada em diferentes receitas ou pode ser consumida crua. Possui betaína e pectina, que ajudam a proteger o fígado e o sistema digestivo.
Clorofila
É desintoxicante e depurativa do organismo, reforça o sistema imunológico, neutralizando as toxinas e aumentando o número de anticorpos do sistema imunológico. Sua polpa pode ser utilizada no preparo de sucos com frutas de sua preferência.
Por Vila Mulher
Leite puro no mercado: conheça o novo Ninho® Integral UHT
Antioxidantes: listamos aliados para dar um up na sua imunidade!
Arroz branco é muito mais saudável que o integral
Pitaya vermelha dá mais energia: veja mais 5 benefícios do consumo
Mais energia no Carnaval: nutricionista revela cardápio ideal p/ folia
Corpo de Paolla Oliveira: nutricionista revela dieta da atriz