Indicada para o lanche das crianças, ótima pedida para quem quer emagrecer e não consegue ficar sem um docinho. Consumida por quem deseja enrijecer os músculos ou simplesmente por quem adora seu gostinho geladinho, a gelatina já faz parte do cardápio de muitas pessoas.
De acordo com uma pesquisa recente é preciso avaliar se realmente a gelatina é uma boa opção. Será que ela passou de “mocinha” para “vilã” da nossa alimentação?
A Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), divulgou uma pesquisa, no qual foi avaliado alguns pós para gelatina sabor morango de marcas diferentes, nas versões tradicional, diet e zero.
Ao analisar os componentes presentes nas gelatinas na versão tradicional encontrou-se açúcar em excesso, além disso duas marcas apresentarem adoçantes em sua composição, o que não é indicado para as crianças.
E a outra constatação importante foi que todas as gelatinas possuem um corante chamado amarelo crepúsculo. Na Europa existem leis proibindo o uso desse corante, pois está associado à hiperatividade e outros distúrbios de comportamento em crianças. Segundo a Pro Teste, a presença deste componente faz com que nenhuma gelatina seja aconselhada para crianças, já os adultos podem consumir, mas com moderação.
Diante desses resultados é importante que fiquemos atentos com a quantidade consumida deste produto. Para os que desejam emagrecer, assim como também indicação para o lanche das crianças, não esqueça que existem outras alternativas como sobremesa, exemplos: frutas, sucos, iogurtes, barra de cereais, etc.
Quem consome a gelatina devido ao colágeno, saiba que através de uma alimentação balanceada já temos a quantidade que o organismo precisa, além disso, cientificamente não há um valor de recomendação do colágeno por dia, por isso não é recomendado o consumo de gelatina para esta finalidade.
Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e Pós-graduada em Atendimento Nutricional.Leite puro no mercado: conheça o novo Ninho® Integral UHT
Antioxidantes: listamos aliados para dar um up na sua imunidade!
Arroz branco é muito mais saudável que o integral
Pitaya vermelha dá mais energia: veja mais 5 benefícios do consumo
Mais energia no Carnaval: nutricionista revela cardápio ideal p/ folia
Corpo de Paolla Oliveira: nutricionista revela dieta da atriz