Hambúrgueres deveriam ser feitos de carne, certo? Pois o que se comprovou é que outras versões de hambúrgueres vêm sendo comercializadas e a qualidade do produto final pode ser comprometida se não houver controle de qualidade.
O Ministério da Agricultura e do Abastecimento define o hambúrguer como "produto cárneo industrializado obtido da carne moída dos animais de açougue, adicionado ou não de tecido adiposo e ingredientes, moldado e submetido a processo tecnológico adequado". Descrição que fica cada vez mais longe da realidade por conta da grande expansão do mercado.
Uma outra pesquisa parte do conceito de aproveitamento de produtos derivados de cajú e para o consumo deste produto fora do período da safra. O estudo foi desenvolvido com o objetivo de caracterizar hambúrgueres elaborados à base de caju e comparar suas características com as de hambúrgueres á base de carne e de proteína vegetal.
Comparados, os hambúrgueres de cajú apresentaram menor pH e menores teores de proteína e gorduras. Isso sem falar que os hamburgueres, assim como almôndegas e embutidos, são grandes vilões quando o assunto é obesidade infantil. Especialistas em nutrição afirmam que o hambúrguer de hoje tem mais gorduras e sedos do que carne de fato, e as pesquisas nutricionais confirmam essa teoria.
Por Catharina Apolinário
Leite puro no mercado: conheça o novo Ninho® Integral UHT
Antioxidantes: listamos aliados para dar um up na sua imunidade!
Arroz branco é muito mais saudável que o integral
Pitaya vermelha dá mais energia: veja mais 5 benefícios do consumo
Mais energia no Carnaval: nutricionista revela cardápio ideal p/ folia
Corpo de Paolla Oliveira: nutricionista revela dieta da atriz