foto: © Todd Warnock/Corbis
Exagerou nos comes e bebes no Natal? Normal, pois todo mundo vai um pouquinho além do que pode nessa época. O importante é redobrar os cuidados logo que essa fase acaba.
Após estes excessos, o ideal é seguir uma dieta de desintoxicação nos dois primeiros dias, ingerindo bastante líquidos e restringindo um pouco mais a alimentação, consumindo mais grelhados e saladas. Aí não vale abrir exceção, nem para doces, frituras ou qualquer tipo de guloseima.
Após esses dois dias, você pode prosseguir com uma dieta habitual e saudável, que contenha alimentos de todos os grupos: cereais, carnes, vegetais, gorduras etc.
O que se deve lembrar é que esses exageros sejam sempre uma exceção, e não uma regra. Mantenha uma dieta equilibrada sempre. Uma dica é dividir seu prato em: 1/2 para as saladas, 1/4 para as carnes (de preferência carnes magras grelhadas, assadas ou cozidas) e o outro 1/4 para os grupos de energéticos (grãos em geral - de preferência integrais, massas sem recheio, tubérculos).
Variar e ter um prato colorido ajuda a conquista não só do emagrecimento como de uma vida muito mais saudável.
E coisas interessantes para você incluir na sua dieta pós-feriado: beba, no mínimo, 3 litros de água por dia, que ajuda a eliminar as toxinas, e aposte no abacaxi. A fruta ajuda na digestão da gordura e contém diversas vitaminas (A, B1, B2, B3 e C) e sais minerais como: potássio, sódio, fósforo, cálcio, ferro, fibras e bromelina, uma enzima que ajuda na digestão de gorduras e não na eliminação destas. Pode aliviar aquela sensação de estufamento, principalmente após o consumo de carnes.
Por Jessica Moraes
Leite puro no mercado: conheça o novo Ninho® Integral UHT
Antioxidantes: listamos aliados para dar um up na sua imunidade!
Arroz branco é muito mais saudável que o integral
Pitaya vermelha dá mais energia: veja mais 5 benefícios do consumo
Mais energia no Carnaval: nutricionista revela cardápio ideal p/ folia
Corpo de Paolla Oliveira: nutricionista revela dieta da atriz