Foto - Shutterstock
Uma pesquisa divulgada pela Universidade Rovira i Virgili, na Espanha, mostra que o consumo diário de pistache pode ajudar a prevenir o diabetes.
O estudo foi realizado com 50 voluntários que estavam com pré-diabetes. O grupo foi submetido a uma dieta mediterrânea durante 8 meses e todos os dias os voluntários consumiam a mesma quantidade de calorias. Porém, na metade do experimento, foi introduzida à dieta 57 gramas de pistache.
O peso dos indivíduos estudados não mudou, mas o nível de glicose no sangue diminuiu - o que significava que o corpo conseguia processar mais facilmente o açúcar dos alimentos, de acordo com o estudo. Ou seja: as chances dessas pessoas desenvolverem o diabetes por completo também foi reduzida.
A pesquisadora Mònica Bulló, que liderou o estudo, disse que os vários nutrientes que o pistache possui foram os prováveis responsáveis por ajudar o corpo a processar os açúcares. Embora ela afirme que o "objetivo da pesquisa não é tratar o diabetes, mas prevenir a doença", o consumo de pistache também pode ser benéfico para aqueles que já possuem o diabetes tipo 2 - o fruto também é rico em gorduras "boas" e é ótimo para controlar o colesterol.
Apesar dos bons resultados da pesquisa, especialistas afirmam que ainda é necessário mais estudos para saber se o pistache evita o diabetes com certeza.
Por Tissiane Vicentin
Leite puro no mercado: conheça o novo Ninho® Integral UHT
Antioxidantes: listamos aliados para dar um up na sua imunidade!
Arroz branco é muito mais saudável que o integral
Pitaya vermelha dá mais energia: veja mais 5 benefícios do consumo
Mais energia no Carnaval: nutricionista revela cardápio ideal p/ folia
Corpo de Paolla Oliveira: nutricionista revela dieta da atriz