Um estudo feito pela Universidade de Harvard (EUA) e publicado na revista New England Journal of Medicine aponta que contar quantidade calórica dos alimentos não é a melhor forma de emagrecer. Os autores da pesquisa afirmam que priorizar certos grupos de alimentos e fugir de hábitos pouco saudáveis é mais importante para perder peso do que as calorias ingeridas durante o dia.
Mais de 120 mil pessoas participaram do estudo sendo acompanhadas por duas décadas. A cada quatro anos elas respondiam questionários sobre hábitos alimentares e atividades diárias. Muitos dos participantes que consumiam alimentos ricos em calorias, como leite e oleaginosas, não engordaram, e sim emagreceram. E as pessoas que tinham o hábito de tomar iogurte diariamente foram as que mais perderam peso totalizando cerca de 400 gramas por ano.
Hábitos como ingerir bebida alcoólica, ver televisão por mais de três horas por dia e fumar influenciaram mais no aumento de peso do que a ingestão de alimentos calóricos propriamente ditos. O estudo mostra que emagrecer é uma questão de bons hábitos, e não de restringir apenas a ingestão de certos alimentos por serem mais calóricos.
Por Catharina Apolinário
Leite puro no mercado: conheça o novo Ninho® Integral UHT
Antioxidantes: listamos aliados para dar um up na sua imunidade!
Arroz branco é muito mais saudável que o integral
Pitaya vermelha dá mais energia: veja mais 5 benefícios do consumo
Mais energia no Carnaval: nutricionista revela cardápio ideal p/ folia
Corpo de Paolla Oliveira: nutricionista revela dieta da atriz