Sabe aquele pãozinho dormido do dia anterior? Saiba como mantê-lo macio e saboroso como antes.
Molhe a mão em água fria e umedeça a casca do pão, para amaciá-lo. Leve ao forno médio e dez minutos depois, ele está crocante como novo. Se o fogo estiver muito quente, ele não fica crocante e queima.
Também é possível esquentá-lo no microondas, porém após cinco minutos fica mais duro ainda.
O pão pode ficar congelado por até 30 dias. Para isso, use um saquinho plástico. Tire todo o ar possível e dê um nó. Outra opção é embrulhar em papel alumínio. Na hora de descongelar, retire da embalagem e deixe por até uma hora em temperatura ambiente.
O pão velho pode servir também de acompanhamento. Para reforçar a sopa, corte o pão em pedaços, coloque numa forma, acrescente fios de azeite, tempere com sal, orégano e mexa para o tempero incorporar.
Leve ao forno por até 30 minutos, em temperatura média. É boa opção também para acompanhar saladas ou cremes.
Outra dica é dar um toque italiano no pão dormido, mas para isso ele precisa estar bem duro. Fatie, esfregue um dente de alho em cima do pão. Cubra com queijo mussarela e fatias de tomate ou com queijo branco e tomate picado. Acrescente um fio de azeite e deixe no forno por cinco minutos no máximo. Finalize com folhas de manjericão frescas.
Para transformar o pão velho em farinha, deixe no forno de 15 a 20 minutos. Deixe esfriar e bate no liquidificador. Se for guardada num vidro esterilizado, seco e bem fechado dura até 30 dias. Ela serve para empanar salgados, bifes e para colocar em cima de tortas.
Por Jessica Moraes
Leite puro no mercado: conheça o novo Ninho® Integral UHT
Antioxidantes: listamos aliados para dar um up na sua imunidade!
Arroz branco é muito mais saudável que o integral
Pitaya vermelha dá mais energia: veja mais 5 benefícios do consumo
Mais energia no Carnaval: nutricionista revela cardápio ideal p/ folia
Corpo de Paolla Oliveira: nutricionista revela dieta da atriz