Quem disse que natal precisa necessariamente engordar? Foto: iStock/HHLtDave5
O Natal é época de comer bem! A data serve como inspiração para que as famílias caprichem na ceia e nas sobremesas, deixando a dieta de lado. A parte ruim, é que os mais comilões acabam acumulando alguns quilos extras depois de tantas extravagâncias.
“Por exemplo, o creme de leite pode ser trocado pelo iogurte, creme de abacate, ricota ou cottage. São opções mais leves e menos calóricas”, afirma a médica. Já o leite condensado conta com uma versão light, assim como o chocolate em pó, que pode ser substituído também pelo cacau em pó.
Já as receitas que pedem chocolate em barra, o ideal é substituir o tipo ao leite pela versão 70% cacau. “Além de preservar o sabor do cacau, este chocolate contém menos açúcar e é menos enjoativo”, diz a médica.
Com relação às frutas, a Dra. lista aquelas que contém menos de 40 calorias a cada 100 gramas. São elas: melancia, morango, framboesa, pêssego, melão, amora, ameixa e pera, podendo ser aproveitadas de formas variadas.
“As frutas secas são muito calóricas, por isso seu consumo deve ser sempre moderado”, aponta. O mesmo vale para os panetones: todas as opções são muito calóricas. Porém, as versões com frutas têm menos gorduras do que as recheadas ou com coberturas.
Agora que você sabe como driblar essas verdadeiras tentações de dezembro, aproveite as festas!
Leite puro no mercado: conheça o novo Ninho® Integral UHT
Antioxidantes: listamos aliados para dar um up na sua imunidade!
Arroz branco é muito mais saudável que o integral
Pitaya vermelha dá mais energia: veja mais 5 benefícios do consumo
Mais energia no Carnaval: nutricionista revela cardápio ideal p/ folia
Corpo de Paolla Oliveira: nutricionista revela dieta da atriz