O que fazer para se alimentar bem quando se mora só? Os solteiros e solteiras de plantão tendem a não fazer escolhas saudáveis, comer fora e não seguem uma rotina saudável de alimentação, mas pode ser diferente. O Vila Equilíbrio traz para você dicas para os solteiros se alimentarem bem e com saúde.
A nutricionista Ariane Longo, do Hospital Centro Especializado em Cirurgias Minimamente Invasivas, CECMI, dá algumas dicas de alimentação. Ela afirma que quem mora sozinho deve sempre ter opções saudáveis e práticas para o dia-a-dia.
- Fazer compras semanais de frutas, legumes e verduras, evitar comprar alimentos industrializados como salgadinhos, doces, bolos prontos, pipoca, amendoim, beliscos em geral são atitudes que colaboram para uma alimentação saudável. "A disponibilidade de doces e besteirinhas no domicílio leva o indivíduo a consumi-los", falou a nutricionista.
- Congelar alimentos não é o ideal, mas pode ser uma opção, desde que o alimento seja parte de uma alimentação equilibrada.
- Opções para delivery saudáveis são poucas, mas hoje em dia já existem em alguns locais nas grandes cidades, restaurantes que fornecem esse tipo de serviço, o jeito é procurar por eles. Optar por alimentos saudáveis.
-Lanches rápidos e saudáveis. Pratos rápidos e saudáveis, como saladas com grelhados são rápidos de fazer, desde que já higienizados/descongelados. Lanches naturais também são mais rápidos, porém o ideal é mesclar dentro das opções acima.
A nutricionista indica o que comer:
Café da manhã: no desjejum se alimente com frutas, pães integrais, queijo branco, leite desnatado, cereais integrais, iogurtes desnatados/light;
Almoço: geralmente é realizado fora de casa, em horário de expediente, procurar sempre restaurantes por kilo/self service/ a la carte que tenham opções equilibradas. O ideal de quantidade de cada grupo alimentar varia individualmente, mas a história do prato colorido é verdadeira, sempre com muitos vegetais, carboidratos integral em quantidade controlada (como arroz integral) um grão (pode ser feijões, ervilha, soja) e uma fonte proteica (carnes), sem frituras ou molhos gordurosos (que devem ter consumo esporádico);
Lanche da tarde: optar por frutas, podem ser in natura ou em barra sem acréscimo de açúcar ou desidratadas, as barras de cereal também valem ou biscoito/torradas integrais em pouca quantidade que podem ser acompanhadas de requeijão/cream cheese light;
Jantar: como geralmente é realizado em casa, como opções temos:
- saladas acompanhadas de grelhados (temos opções de saladas já higienizadas ou hidropônicas que têm maior durabilidade, de congelar carnes/filés de frango/peixes - dessa forma 1 compra semanal é suficiente);
- sopas de vegetais e carnes - feitas com pouco carboidrato (batatas, mandioca, mandioquinha em pouca quantidade) e rica em folhas e outros legumes acompanhadas de uma carne desfiada magra
- lanches naturais - feitos com pães integrais/com grãos light, com ricota/queijo cottage/atum sólido conservado em água/peito de perú light, folhas como rúcula/alface e legumes com cenoura/tomate;
Lanche da noite: fruta ou iogurte light ou vitaminas de leite desnatado com fruta.
Como dividir as porções?
O ideal é sempre fracionar a alimentação a cada 3 horas. A quantidade varia conforme idade, sexo e compleição (biotipo) do paciente, sempre evitar jejuns prolongados e evitar beliscar.
Como não estragar os alimentos?
Além da opção do congelamento e das compras semanais, estar sempre atento à validade dos produtos na hora da compra e não fazer grandes estoques.
Dicas para as compras
Escolher um dia da semana para a compra, sempre reabastecer os estoques de vegetais, pães integrais e lacticínios; as carnes podem ter sua compra quinzenal, e cereais integrais/em barras, frutas em barra/desidratadas podem ser em compras mensais. Procure um supermercado que tenha essas opções em sua região.
Por Catharina Apolinário
Leite puro no mercado: conheça o novo Ninho® Integral UHT
Antioxidantes: listamos aliados para dar um up na sua imunidade!
Arroz branco é muito mais saudável que o integral
Pitaya vermelha dá mais energia: veja mais 5 benefícios do consumo
Mais energia no Carnaval: nutricionista revela cardápio ideal p/ folia
Corpo de Paolla Oliveira: nutricionista revela dieta da atriz