Foto - Shutterstock
Você costuma comprar produtos enlatados? Segundo a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), com a evolução da tecnologia para embalagens, a lata de aço se tornou mais resistente, prática e segura.
Além disso, os alimentos envasados na lata de aço têm seu sabor e suas propriedades nutricionais preservadas por mais tempo sem necessidade de refrigeração, contribuindo para economia de energia.
A embalagem bloqueia a incidência de luz e oxigênio, fatores que aceleram a degradação do conteúdo e, por isso, conserva o produto por mais tempo na prateleira ou em casa.
Conheça algumas verdades e mentiras sobre os alimentos enlatados:
1 - Embalagem de aço é a melhor opção para o envase de azeite
Verdade. Uma pesquisa da Unicamp provou que a lata de aço é a melhor opção de embalagem para preservar o azeite e suas propriedades nutricionais. Diferente das outras embalagens transparentes, a lata de aço bloqueia a incidência de luz e oxigênio, fatores que aceleram a oxidação do produto e comprometem a qualidade e sabor.
2 - Alimentos enlatados são opções saudáveis
Verdade. Os alimentos envasados em latas de aço não só são saudáveis como, em alguns casos, têm melhor valor nutricional que sua versão in natura. A lata preserva naturalmente o sabor e todas as propriedades nutricionais dos alimentos, sem necessidade de conservantes ou aditivos químicos. Além disso, seu processo de fabricação destrói totalmente os micro-organismos e elimina em 99% os resíduos de pesticidas.
3 - Lata amassada compromete a qualidade dos alimentos
Mentira. Mesmo se a lata estiver amassada não há problema algum em consumir o alimento, pois as embalagens são revestidas por uma película protetora flexível que resiste às deformações. Porém não devemos consumir latas perfuradas ou estufadas, pois indica reações químicas inadequadas para o consumo.
4 - Latas enferrujadas podem causar tétano
Depende. A ferrugem faz parte do processo natural da degradação do aço que sozinha não faz mal a saúde. Já o tétano é uma doença causada por micro-organismo que pode estar em muitas superfícies, principalmente no solo. Ou seja, qualquer material desde que esteja contaminado pode causar tétano ou qualquer outra doença.
5 - Milho cozido em casa é menos calórico do que o milho enlatado
Mentira. O milho enlatado é 40% menos calórico do que o milho cozido em casa.
6 - Os alimentos enlatados são econômicos
Verdade. Os alimentos enlatados oferecem melhor custo-benefício, são saborosos, nutritivos e permanecem preservados por mais tempo, evitando desperdícios. Além disso, com enlatados você não gasta energia para armazenar os alimentos, pois eles não precisam de refrigeração.
7 - Feijoada enlatada possui mais calorias do que a feijoada tradicional
Mentira. Feijoada em lata é 30% mais leve do que a feijoada tradicional.
Por Vila Mulher
Leite puro no mercado: conheça o novo Ninho® Integral UHT
Antioxidantes: listamos aliados para dar um up na sua imunidade!
Arroz branco é muito mais saudável que o integral
Pitaya vermelha dá mais energia: veja mais 5 benefícios do consumo
Mais energia no Carnaval: nutricionista revela cardápio ideal p/ folia
Corpo de Paolla Oliveira: nutricionista revela dieta da atriz