Foto: Shutterstock
Acredito que atualmente um dos suplementos mais comentados entre os praticantes de atividade física que desejam aumentar massa muscular seja o Whey Protein!
Algumas dúvidas são muito importantes a serem esclarecidas, como por exemplo: Quem pode tomar? Qual a quantidade adequada? E o principal, será que é necessário para o objetivo que desejo alcançar?
Em primeiro lugar é importante esclarecer que os suplementos existem para complementar alguns nutrientes que não conseguimos ingerir somente através da alimentação, e que durante a prática de atividade física seja necessário para atingir o objetivo que se deseja.
Por isso, o primeiro passo é ter uma alimentação adequada, balanceada, de acordo com a proposta a ser alcançada, para então definir se é preciso a suplementação. Isso deve ser analisado de forma individual, com um profissional qualificado.
Se usado de forma adequada o whey protein, que é o soro do leite tratado com alto valor biológico, pode trazer o aumento da massa muscular. Após o treino, os níveis de aminoácidos no sangue estão baixos, então, este parece ser o momento ideal para se consumir uma proteína de rápida absorção, de alta qualidade, que é o caso do whey protein. Isso vai garantir que o corpo mantenha um balanço positivo de nitrogênio (síntese muscular).
Estudos relatam que a proteína do soro do leite fornece todos os aminoácidos essenciais para o organismo, atuando na construção muscular, síntese hormonal, melhora do sistema imunológico, entre outras funções, que contribuem para o bom desempenho físico.
Porém, é muito comum ver pessoas usando o suplemento sem uma orientação adequada, e isso pode ser muito prejudicial. O aumento de peso pode ser um dos prejuízos, já que o whey protein fornece calorias, resultados insatisfatórios, ou seja, você não consegue atingir seu objetivo, e também, se consumido em excesso pode haver uma sobrecarga renal.
Por isso volto a comentar que para ter resultados satisfatórios é preciso combinar alimentação, treino adequado e o suplemento (quando necessário), na quantidade e frequência correta.
Outros benefícios
Por ser uma proteína tão nobre e de fácil absorção, muitos indicam o whey protein não só para quem deseja o ganho de massa muscular, mas também para emagrecer, controlar o diabetes, no combate ao envelhecimento e para muitos outros objetivos, porém, para estes casos também é preciso ter um acompanhamento com nutricionista, para que se tenha um cardápio individualizado, com a quantidade adequada, dentro de uma proposta balanceada, visando atingir os benefícios da melhor maneira possível.
Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.Leite puro no mercado: conheça o novo Ninho® Integral UHT
Antioxidantes: listamos aliados para dar um up na sua imunidade!
Arroz branco é muito mais saudável que o integral
Pitaya vermelha dá mais energia: veja mais 5 benefícios do consumo
Mais energia no Carnaval: nutricionista revela cardápio ideal p/ folia
Corpo de Paolla Oliveira: nutricionista revela dieta da atriz