Foto - Shutterstock
Enjoo, vômito, visão embaçada, tontura, formigamentos ou sensibilidade excessiva à luz, ao som ou ao movimento. Todos esses sintomas podem ser consequência de uma enxaqueca, um tipo de dor de cabeça que afeta muitas mulheres de todas as idades.
A enxaqueca é o tipo de dor de cabeça mais difícil de diagnosticar, pois o diagnóstico não depende de exames, mas sim de uma conversa que o médico deve ter com o paciente sobre os sintomas.
Além disso, ela não é um sintoma de dor de cabeça, ela é a própria doença, ao contrário da dor de cabeça que uma vez diagnosticada pode ser tratada e os sintomas desaparecem.
Entenda os mitos e verdades
1- Toda dor que é latejante ou pulsante é enxaqueca
Mito. É possível que o paciente tenha uma enxaqueca sem que a dor seja pulsátil ou latejante.
2- A enxaqueca é hereditária
Mito. É muito comum que o paciente desenvolva episódios de enxaqueca, esporádicos ou crônicos, sem que existam membros na família com uma dor semelhante.
3- A enxaqueca só acontece em mulheres adultas
Mito. A dor pode acometer qualquer faixa etária, como em crianças, adolescentes e idosos. Homens também têm, mas estudos revelam maior incidência nas mulheres.
4- O excesso de analgésicos para amenizar a enxaqueca pode provocar dor de cabeça
Verdade. O ideal é cortar o uso abusivo de analgésicos. O excesso de medicamentos pode criar um ciclo vicioso, cortando o efeito do remédio.
5- Quem dorme mal tem mais chances de ter enxaqueca
Verdade. Dificuldade para dormir pode desencadear episódios de enxaqueca. Quem tem o hábito de dormir mais ou menos do que o normal pode sofrer crises de enxaqueca.
6- Fazer sexo alivia a enxaqueca
Verdade. Pesquisas da Universidade de Münster, na Alemanha, descobriu que a atividade ajuda a combater a enxaqueca e as dores de cabeça pontuais.
7- Alimentos como queijos, chocolates e vinhos podem provocar crises de enxaqueca
Verdade. Alguas pessoas apresentam piora dos sintomas ao consumir alimentos muito gordurosos, frituras ou embutidos. Para amenizar as crises, é importante manter uma alimentação saudável.
8- Enxaqueca não tem tratamento
Mito. Há diversos métodos para tratar a enxaqueca. Além do tratamento multidisciplinar, existem outras técnicas como o uso da toxina botulínica. Para que o tratamento seja eficaz o paciente deve adotar medidas preventivas para aliviar as crises de enxaqueca.
9- Praticar atividade física é uma forma de prevenção
Verdade. Adotar qualquer tipo de prática esportiva pode auxiliar na liberação de substâncias e hormônios que combatem o estresse e a dor.
10- Problemas na visão e sinusite causam enxaqueca
Mito. A maioria das pessoas que sente dor de cabeça acredita que precisa usar óculos ou aumentar o seu grau.
Por Vila Mulher
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet