Foto - Shutterstock
Sabemos que grande parte das vitaminas e minerais podem ser adquiridas por meio da alimentação balanceada e colorida. Mas há uma em especial que o seu corpo pode fabricar de graça tomando um pouquinho de sol por dia: é a Vitamina D.
A principal função dessa substância é permitir uma melhor absorção do cálcio pelo organismo, proporcionando o funcionamento adequado de ossos, músculos e até do coração. A vitamina D também é responsável por ajudar o sistema imunológico no combate a agentes, como bactérias, que podem provocar infecções.
Alguns estudos também sugerem que a vitamina D pode ajudar no tratamento de doenças autoimunes, como artrite reumatoide, esclerose múltipla, entre outras. Esse tipo de doença ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca o próprio organismo por engano.
A deficiência dessa aliada pode levar ao enfraquecimento dos ossos, causando raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos; atrofia e fraqueza na parte muscular e até aumenta o risco de AVCs (acidente vascular cerebral) e infartos.
A principal fonte para produzir a vitamina é o sol. Isso mesmo: bastam aproximadamente 20 minutos de exposição à luz e você já está vitaminada!
Mas fique esperta: embora o sol seja necessário para o organismo produzir a vitamina, ele também é um inimigo da pele. Portanto é bom evitar a exposição entre as 10 da manhã e 4 da tarde, que é quando os raios ultravioletas prejudicam a camada protetora da derme e podem causar lesões e até levar ao câncer em casos mais extremos.
Por Tissiane Vicentin
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet