foto: iStock
Água cristalina nem sempre é sinal de água saudável, sabia? De acordo com o infectologista Alberto Chebabo, do Lavoisier Medicina Diagnóstica, até mesmo a água tratada precisa de atenção, já que ela passa por diversos lugares antes de chegar à torneira ou garrafa do consumidor.
Já a água não tratada ou contaminada por infiltrações no encanamento pode trazer prejuízos à saúde em vários aspectos. “Além dos riscos de diarreia infecciosa, há também a possibilidade de a pessoa adquirir hepatite A e cólera. O perigo ainda é maior quando os infectados são crianças e idosos, que geralmente possuem o sistema imunológico mais frágil”, alerta o especialista.
Com a crise da água vivenciada em alguns estados do Brasil, a atenção deve ser redobrada. “A conservação da água em poços artesianos e o fornecimento dos caminhões pipas podem aumentar a contaminação, pois muitas vezes o líquido não é bem armazenado”, conclui o médico.
Para aqueles que desejam se antecipar e redobrar a atenção a fim de evitar as contaminações, alguns hábitos podem ser adotados. São eles:
Transparente, incolor, inodora e insípida
A água não pode estar turva, tampouco com coloração alterada. Embora alguns processos físicos e químicos possam trazer coloração diferente ao líquido sem prejudicar sua qualidade, é recomendado evitar o consumo quando não se tem certeza da sua procedência, já que apenas laboratórios credenciados podem atestar a sua qualidade;
Água da torneira
A água proveniente das empresas de abastecimento nos grandes centros urbanos é própria para consumo humano, sem necessidade de filtro. Porém, caso não haja cuidado na limpeza e desinfecção nos locais para estocagem nas residências, como cisternas, poços artesianos e caixas d'água, pode haver contaminação nesses locais, tornando-a imprópria para consumo;
Uso de filtros
Existem diferentes tipos de filtros. Alguns são capazes de eliminar até bactérias. Mas é importante atentar-se ao potencial de cada um. O filtro de barro, por exemplo, retira algumas impurezas, mas não consegue desinfetar a água, caso ela esteja contaminada com micro-organismos;
Alta temperatura
Em caso de dúvidas sobre a procedência e qualidade da água, colocá-la para ferver é uma alternativa. Recomenda-se que o líquido seja mantido sobre alta temperatura por até um minuto após o início da fervura.
Por Jessica Moraes
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet