A Legionelose (pneumonia) possui altos índices de mortalidade no mundo, mas uma análise de risco detalhada pode evitar infecção e morte de pessoas. Esta doença se transmite através de partículas de água contaminada. Quando presentes em sistemas como por exemplo: torres de resfriamento, ar condicionado, chuveiros, fontes decorativas, piscinas, SPA, processos industriais, bebedouros ou qualquer outra técnica que se utilize água, que não seja devidamente tratada, podem oferecer risco a saúde.
Segundo a ONG Amigos da Água, água poluída é aquela em cuja composição há material orgânico em decomposição ou inorgânico e recebe influências do terreno por onde passa. Geralmente, refere-se à mistura ou dissolução de substâncias nocivas à saúde. O presidente da ONG, Miguel Escandon, afirma que a poluição das águas é letal. "Água suja mata, a cada 19 segundos morre uma criança no mundo em razão da contaminação ou falta de água potável," lembrou.
Pois é, a bactéria Legionella Pneumophila, por exemplo, é a causadora de pneumonias de consequências graves, atingindo pulmão e outros órgãos do sistema respiratório. Os sintomas podem aparecer de diversas maneiras, febre alta e tosse seca são as mais comuns, mas também ocasiona expectoração, diarréia, dores de cabeça, dores musculares e dificuldades respiratórias.
A cada 20 mil pessoas 1 está ou esteve contaminada por esse tipo de pneumonia e sua mortalidade já atinge 12% . Os tratamentos se realizam através de antibióticos, porém a prevenção é a maneira mais segura de lidar com este problema, como afirma Sergio Belleza, químico especializado em soluções para tratamento de águas e efluentes. "Uma análise de risco é fundamental em indústrias, condomínios comerciais, hospitais, hotéis, shoppings, residências, spas e em qualquer instalação que possa gerar aerossol e contaminar pessoas," afirmou. Algumas empresas desenvolvem sistemas de tratamentos de águas e efluentes, que hoje em dia são muito necessários na prevenção de doenças, e a manutenção destes equipamentos é a melhor forma de prevenir doenças.
Por Catharina Apolinário
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet