Quando a menstruação atrasa e a gravidez não é a causa, a preocupação gira em torno da amenorréia, uma disfunção que paralisa o ciclo menstrual. A partir daí é necessário detectar o que causou a doença, afinal, menstruação regular é sinônimo de saúde.
No caso das mulheres adultas, a amenorréia ocorre por uma suspensão do fluxo sangüíneo por um período maior do que três meses e sua causa pode ser devida a diversos fatores, como o uso de remédios, doenças como ovários policísticos, cirurgias para a retirada do útero, menopausa e até falta ou excesso de peso.
Fatores emocionais como estresse, por exemplo, também podem gerar o aparecimento do distúrbio. Ele também é comum em mulheres atletas, por deficiência de estrogênio decorrente de atividade física intensa.
No caso de descontrole do peso para mais ou para menos, uma dieta equilibrada com todos os nutrientes necessários é o suficiente para normalizar a menstruação, segundo os especialistas.
Portanto, a normalização do peso é fundamental para garantir a saúde de todo o organismo. Nos dois casos, abaixo ou acima demais do peso ideal, é preciso acompanhamento médico, nutricional, dieta específica e, ainda uma atividade física regular.
O consumo de alimentos ricos em boro (maçã, pêra, uva, repolho, amêndoas, entre outros), que auxiliam na produção de estrógeno, também podem ser úteis para regularizar a menstruação.
Por Jessica Moraes
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet