Foto - Divulgação
Você sabe como agir em uma situação de emergência médica? Pensando nas situações em que queremos ajudar e não sabemos como, desenvolvedores britânicos criaram o aplicativo gratuito chamado "GoodSam" - tradução livre: "bom samaritano".
Estudos comprovaram que em casos de emergência, quanto mais rápido é o atendimento inicial, maior a chance de sobrevida da pessoa em sofrimento. A chegada da ambulância em grandes metrópoles pode ser realmente lenta por conta de trânsito constante, nestes casos, uma pessoa com conhecimentos em primeiros socorros pode salvar uma vida.
Para auxiliar, o GoodSAM usa o GPS e Google Maps para identificar a localização da emergência notificada pelo Alerter e, em seguida, notifica a pessoa mais próxima (e capacitada) para prestar atendimento. Se ela não puder ajudar, a segunda pessoa mais próxima é notificada e assim sucessivamente.
Ao baixá-lo, é possível notar que há dois aplicativos: O Alerter, que está disponível para todos e permite notificar uma emergência, e o Responder, que permite que pessoas capacitadas a prestar atendimento se cadastrem para serem notificadas no caso de uma emergência a poucos metros de onde estiverem.
Segundo o criador, o que o aplicativo faz é permitir que alguém a grite por socorro, muito alto.
Por Vila Mulher
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet