Foto - Shutterstock
De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, mais de 14 milhões de brasileiros acima dos 18 anos convivem com o diabetes atualmente. Os números colocam o Brasil no quarto lugar do ranking mundial de ocorrência da doença, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.
O estudo ainda revela um aumento contínuo das taxas de incidência da doença na população, que passou de 5,5% em 2006 para 6,9% em 2013.
Para identificar o problema, a Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda uma série de critérios, como os resultados dos exames de glicemia de jejum, hemoglobina glicada e curva glicêmica. De acordo com a Dra. Myrna Campagnoli, endocrinologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica, as pessoas diabéticas que já estão em tratamento devem realizar este exame a cada três meses.
A médica ainda lembra que os sintomas mais comuns da doença são vontade de urinar diversas vezes ao dia, fome e sede constantes, perda de peso sem motivo aparente, fraqueza, alteração visual, formigamento nos pés e furúnculos.
Por Vila Mulher
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet