A maioria dos jovens é alertada com a sobrecarga de peso usada nas malas e mochilas escolares. Mas os médicos também alertam os adultos, que muitas vezes agem da mesma maneira, sobrecarregando bolsas e mochilas para o trabalho, para a universidade, ou mesmo em eventos profissionais.
O peso excessivo levado nas costas e nos ombros ultrapassa os limites suportáveis por jovens e adultos.
Dados do Ministério da Saúde mostram que as dores crônicas nas costas são a primeira causa de afastamento do trabalho.
Por essa razão, é importante selecionar os itens que vai carregar na mochila. Notebook, roupas, a maquiagem, livros, revistas... esses objetos não podem pesar mais do que 10% do seu peso corporal. Ou seja, se você pesa 60 quilos, a mochila tem que pesar no máximo seis quilos.
Além disso, para evitar lesões e dores, as alças precisam ser grossas e, de preferência, acolchoadas. Lembre-se que a mochila não deve ser carregada na frente e nem em um ombro só; ela deve ser apoiada nos dois ombros.
A mochila carregada de forma adequada fica encostada nas costas inteiras. Regular a altura é importante para não prejudicar as articulações. Se estiver muito para baixo, já no começo da região lombar, ou muito para cima (na região dos pulmões), o acessório pode comprometer a postura.
A bolsa, símbolo da vaidade feminina, também pode ser prejudicial à coluna. Principalmente as famosas "maxi-bolsas", que servem para colocar praticamente tudo. Mas pare para pensar: você realmente precisa levar tudo? Vai usar?
Temos que levar somente as coisas que realmente necessitamos para aquele determinado dia. Fazendo isso você deixa de sobrecarregar seu corpo e ainda não fica suportando peso desnecessário. Para as mulheres que costumam usar bolsa em só um ombro, evitem carregá-las de um lado só, alterne constantemente para evitar dores.
Quando não é necessário levar muitos objetos em determinado dia, opte por bolsas pequenas de mão, que não oferecem sacrifício nenhum ao seu corpo.
O melhor modelo de bolsa é a que fica na transversal do corpo, dividindo o peso, mais concentrado nos quadris, dando um apoio maior à coluna.
Por Jessica Moraes
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet