Quase ninguém dá a devida importância para a gengiva, mas ela tem grande importância na nossa saúde bucal. Na parte estética, a gengiva também traz harmonia e deixa o sorriso mais bonito. Para isso é preciso aprender a fazer a higienização correta para manter sua gengiva saudável.
Para manter as gengivas sempre limpas, deve-se eliminar qualquer resíduo de alimento e placa bacteriana, a fim de que não se forme o tártaro, uma placa bacteriana mais mineralizada que só é removida em consultório com aparelhos ultrassônicos.
A correta higienização consiste em uma escovação eficiente, que atinja todas as regiões do dente, incluindo esse sulco gengival e o uso de complementos para regiões onde a escova não alcança, como fio dental e escovas interdentais.
Segundo o consultor cientifico da Associação Brasileira de Odontologia, Rodrigo Bueno de Morais, a escovação deve ser realizada ao menos três vezes ao dia, após as refeições.
"Caso haja um hábito grande de tomar café ou outro alimento, ou até mesmo o uso do fumo em períodos regulares dentro do dia, também é importante escovar os dentes alguns minutos após a ingestão ou uso, evitando assim formar placa bacteriana", ressalta.
Uma escovação adequada deve demorar no mínimo dois minutos. É muito importante a limpeza de cada região da boca e nunca esquecendo da língua, que é um local de grande concentração de bactérias.
Além da escovação, a utilização de fio dental, a escova interdental e o limpador de língua fazem com que sua higiene bucal fique mais completa e eficaz.
Por Jessica Moraes
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet