Com o Carnaval chegando muitas pessoas já começam a se planejar para viajar, desfilar, brincar em blocos de rua, ensaios de escolas de samba e trios elétricos. Mas não deixe sua saúde de lado. Alguns cuidados com a saúde da mulher para curtir o Carnaval devem ser tomados a fim de não ter depois da alegria, tristezas causadas por descuidos.
Para tirar as dúvidas mais frequentes das mulheres sobre como se manter saudável na folia do Carnaval, o ginecologista e obstetra pós-graduado pela Universidade de São Paulo (USP) Dr. José Bento, dá algumas dicas.
Suor e desidratação - A temperatura do corpo sobe ainda mais durante as festas. É normal que os foliões tenham um aumento do gasto energético e o corpo perde muita água e sais minerais pelo suor. Por isso, uma boa dica é levar sempre consigo uma garrafinha de água. Sucos naturais, água de coco e isotônicos também são ótimas opções para repor o líquido perdido.
Bebidas alcoólicas - E para quem consome bebidas alcoólicas, é preciso redobrar a atenção. A ingestão de álcool deve ser intercalada com uma dose bem servida de água, o que mantém a pessoa hidratada e ajuda a evitar a famosa ressaca. "Mas evite consumir bebidas armazenadas em isopores sujos, com gelo não filtrado. Ambos podem ser veículos de transmissão para a leptospirose e para o vírus da hepatite A", sustenta o Dr. José Bento.
Alimentação - Na maioria das cidades brasileiras, o Carnaval é comemorado 24 horas por dia. Com tantas opções, muita gente não faz intervalos regulares para realizar as refeições. O descuido pode gerar fraqueza e, junto com o desgaste físico, debilitar o organismo. Para quem não quer perder tempo, mas também não quer abrir mão da saúde, uma alternativa é caprichar no café da manhã. "Uma refeição bem equilibrada e nutritiva, com proteínas, carboidratos, suco e leite antes da folia garante energia para o dia e também ajuda a evitar as consequências do consumo de álcool", orienta o doutor. Para os momentos de agitação, o médico indica barrinhas de cereais, saladas de fruta e sanduíches naturais, que são opções bem leves.
Cuidado com a procedência dos alimentos - Cuidado com a procedência dos alimentos manipulados. Na hora de comer na rua, atenção às condições de higiene. Lembre-se que alimentos preparados ou conservados em condições inadequadas de higiene podem oferecer grandes riscos à saúde.
Segurança no sexo vai além da camisinha - Corpos à mostra, alegria em alta, em meio a tantos estímulos é difícil segurar a libido. Durante o Carnaval aumenta o número de relações sexuais. Mas lembre-se que o ideal é uso de dois métodos contraceptivos: a camisinha e a pílula anticoncepcional, para evitar gravidez indesejada e doenças venéreas.
Por Catharina Apolinário
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet