A famosa insônia não é único problema de quem não consegue dormir bem. Existem vários tipos de distúrbios que contribuem para uma má experiência do sono, que podem gerar muitos danos à saúde de quem não dorme adequadamente.
Apnéia - a apnéia é uma interrupção da respiração de mais de dez segundos. O ronco e obstrução nasal é um indício de quem sofre de apnéia. Tem tratamento e é preciso diagnosticar se há alguma irregularidade no sono. A obesidade e a sonolência diurna são possíveis sinais da doença.
Bruxismo - é o hábito de ranger os dentes. Muitos rangem os dentes durante o sono. A pessoa descobre que tem o distúrbio após algumas complicações, como desgaste dos dentes e fortes dores de cabeça e na região mandibular. É preciso estar atento nos hábitos, como apertar os dentes durante o dia.
Síndrome das pernas inquietas - consiste no impulso de movimentos descontrolados das pernas ou desconforto nas panturrilhas. Ocorre mais em idosos e pode ter origem de relação familiar.
Insônia - a dificuldade em dormir pode estar associada a diversos fatores. Estresse, excesso alimentar, preocupações, depressão ou até outros problemas de saúde. Se ela é contínua, o ideal é procurar um especialista para saber a causa.
Terror noturno - consiste em ataques de terror agudo de um sono profundo, sem sonhos. Geralmente afeta crianças pequenas, onde a criança pode chorar, gritar se debater, sem se acalmar. A crise dura alguns minutos e, depois que passa, a criança volta a dormir, sem lembrar de nada no dia seguinte. Medidas preventivas que possam garantir um sono adequado às crianças, já podem resolver o problema.
Sonambulismo - se caracteriza pela capacidade de desenvolver habilidades motoras, como urinas, beber, caminhar, estando inconsciente, ou seja, em estado de sono. São episódios raros, e acontecem mais no final da infância, mas que pode se estender até a metade da vida. Alguns casos mais graves devem ser tratados com medicamentos.
Por Jessica Moraes
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet