Foto: reprodução/ Corbis
Qual é o seu peso ideal? Certamente, ao começar uma dieta, o primeiro passo é estabelecer uma meta de quantos quilos pretende emagrecer e em quanto tempo, certo?
Porém, muitas vezes não é levado em consideração um fator essencial: será que esse peso é mesmo o ideal para você? Estar com o seu IMC (Índice de Massa Corporal) em dia e saúde caminham realmente juntos? E como perder peso de maneira saudável?
A partir dessas questões, que deverão ser avaliadas por especialistas, a dieta poderá tomar um rumo diferente e os quilos ficarão em segundo plano.
A avaliação médica é muito importante em todos os casos, pois irá revelar itens que a balança não indica: sintomas para diversas doenças como anemia, colesterol alto, diabetes, entre outras. Portanto, má alimentação e sedentarismo não levam a uma vida saudável, por mais que o peso esteja em um patamar considerado normal.
Outra questão importante é que cada organismo é diferente e cada pessoa tem um biotipo físico. Por isso, várias pessoas podem ter o mesmo peso e este estar distribuído de forma completamente diferente. Logo, não adianta querer o corpo igual ao da Gisele Bündchen se você tem quadril largo, coxas grossas e peitão. Por isso, nem tudo se resume aos quilos perdidos e muito menos ao corpo ideal sem levar as suas características pessoais em consideração.
Por Lívany Salles
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet