Foto - Shutterstock
A vida moderna tem resultado em um número sempre crescente de pessoas ansiosas e com estresse. Mas, enquanto muitos se recuperam durante uma boa noite de sono, outros sofrem ainda mais com episódios de bruxismo, prejudicando a arcada dentária.
O bruxismo é uma disfunção da articulação temporomandibular (ATM) em que se range e aperta os dentes sem perceber, principalmente durante o sono. De acordo com Nigel Carter, diretor da Fundação Britânica de Saúde Bucal, o problema já atinge uma em cada dez pessoas, está se tornando cada vez mais comum e tem afetado, inclusive, adolescentes. "Até mesmo durante o dia, alguns pacientes relatam episódios em que ficam involuntariamente ‘apertando’ a mandíbula."
De acordo com a cirurgiã-dentista Katia Regina Izola, professora de Ortodontia, algumas crianças chegam a ranger seus dentes de leite durante a noite, mas o hábito costuma desaparecer naturalmente. Por outro lado, o diagnóstico de bruxismo em adolescentes preocupa bastante. "Com o aumento da pressão e das expectativas em relação ao desempenho escolar,têm aumentado casos de crianças com 12 ou 13 anos que rangem tanto os dentes que chegam a comprometer a dentina".
O dano, em determinadas situações, é irreparável e a pessoa desenvolve alta sensibilidade para alimentos e bebidas quentes ou frias.Quem sofre de bruxismo está mais vulnerável a sofrer desgaste em determinados pontos do dente, pondo em risco não só o sorriso, como o formato do rosto também.
Sintomas do bruxismo:
- Dor no maxilar
- Dor generalizada na face
- Dor de cabeça
- Dor de ouvido
- Perturbações no sono
- Tensão e rigidez nos ombros
- Estalos ao mexer a boca
Além de um tratamento ortodôntico convencional, que impedirá o contato dos dentes superiores com os inferiores durante o sono, pode ser necessário fazer uso de anti-inflamatórios e ansiolíticos prescritos por determinado período, assim como atividades terapêuticas ou esportivas para aliviar o estresse.
Algumas alternativas de tratamento têm sido empregadas com sucesso - embora nem todo profissional já esteja capacitado em cada uma delas. O uso de laser de baixa potência é um recurso que vem sendo empregado com sucesso para quem range os dentes frequentemente à noite. "As aplicações devem ser iniciadas com doses mais altas de laser de baixa potência , em cinco sessões semanais.
Com a melhora do caso, a dose pode ser diminuída e as sessões reduzidas a duas ou três vezes por semana. A resposta da paciente deverá ser observada a cada aplicação, checando a necessidade de alteração da dose. Em geral, os resultados terapêuticos aparecem com seis sessões iniciais", esclarece Katia.
A especialista diz que, em determinados casos de bruxismo, uma abordagem multidisciplinar se faz necessária, com acompanhamento psicológico e até mesmo reeducação postural. Se você sofre de bruxismo procure um médico,somente um profissional pode indicar o melhor tratamento.
Por Vila Mulher
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet