Shutterstock
Diferente do que a maioria das pessoas imagina, o uso diário do fio dental é tão importante quanto a escovação. A escova de dente faz sim a limpeza mais pesada, mas o fio dental complementa, já que ele limpa os espaços em que a escova não alcança.
"Além de prevenir doenças periodontais como cáries, gengivites e mau hálito, o uso diário e regular do fio dental diminui a probabilidade de usar próteses dentárias na terceira idade", explica cirurgiã dentista Adriana Rodrigues, da Living Odontoestética.
A maioria das pessoas esquece de usar o fio dental porque não sabem da importância ou não sabem usá-lo corretamente. Algumas até deixam o fio dental de lado, pois alegam que o uso faz sangrar as gengivas. Mas na realidade, esse sangramento não é causado pelo fio, mas pelo acúmulo de bactérias não retirado diariamente pelo fio.
Outro erro comum é substituir os antissépticos bucais ao invés do fio dental para "minimizar" o mau hálito. "É preciso entender que nada substitui o uso do fio, é como se limpássemos a casa sem levantar os tapetes", ressalta Adriana. Os enxaguantes são complementos de uma perfeita remoção dos resíduos alimentares.
Por Vila Mulher
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet