Cientistas encontraram um fungo possivelmente nocivo que se prolifera em lava-louças. Ele sobrevive a altas temperaturas, a altas doses de detergentes e a tipos de águas ácidas e alcalinas.
O fungo conhecido como Exophiala dermatitidis ou fungo negro, foi encontrado com o fungo E. phaeomuriformis em amostras tiradas de lava-louças em 189 lares de 101 cidades em seis continentes.
A coleta indicou que grande parte das máquinas apresentavam o fungo na borracha de vedação da porta do eletrodoméstico.
As duas espécies de fungos "são conhecidas por serem capazes de causar doenças sistêmicas em humanos e frequentemente colonizam os pulmões dos pacientes com fibrose cística", salienta o estudo.
O estudo não se concentrou, porém, em analisar se o fungo apresenta alguma ameaça à saúde humana.
Outras espécies microscópicas encontradas em lava-louças foram membros dos grupos Aspergillus, Candida, Magnusiomyces, Fusarium, Penicillium e Rhodotorula.
Por Jessica Moraes
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet