foto: reprodução
Valentina Maureira, uma chilena de 14 anos que sofre de fibrose cística e pediu autorização para a presidente do país por sua eutanásia, desistiu da ideia de morrer.
Valentina gravou um vídeo do seu próprio leito no hospital solicitando à presidente chilena, Michelle Bachelet, que autorizasse a aplicação de uma injeção letal. O vídeo fez tanto sucesso que a própria presidente foi visitar a adolescente.
Mas com a repercussão do seu caso, o pai de Valentina afirma que a menina mudou sua forma de pensar depois de conhecer algumas histórias que lhe deram esperança.
“Apareceu uma família da Argentina, de Córdoba, que veio vê-la e que tinham três irmãos com fibrose cística que morreram, e outra filha que fez um transplante de pulmão no Brasil. Também conhecemos o caso de um jovem que sobreviveu à doença, vivendo mais do que 20 anos”, afirmou Fredy Maureira.
A fibrose cística é uma doença degenerativa que afeta pulmões, fígado e pâncreas. Ela provoca o acúmulo de muco nos pulmões, no tubo digestivo e em outras áreas do corpo, gerando várias infecções e não tem cura. Segundo a menina, é uma luta sem fim e cansativo demais, principalmente para sua família.
Por Jessica Moraes
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet