Leigh usando a prótese do falso tumor para seu vídeo-instalação sobre o Transtorno Dismórfico Corporal. Foto: reprodução/metrouk
Uma das doenças psicológicas da modernidade, que infelizmente vem afetando diversos jovens e adultos, faz com que as pessoas se preocupem excessivamente com pequenos defeitos corpóreos e as fazem enxergar de forma totalmente distorcida. Trata-se do Transtorno Dismórfico Corporal, que afeta as pessoas de maneiras diferentes - alguns se vêem muito gordos ou magros, ou não musculosos o suficientes ou enaltecem pequenos defeitos imperceptíveis. Em casos extremos, a intensidade da angústia e isolamento pode pode conduzir as pessoas ao suicídio.
A artista Leigh, que possui o transtorno, se vê com um grande tumor em toda a metade de seu rosto - tumor este que não existe. Leigh desenvolveu a doença psicológica ainda na adolescência quando ela começou a passar horas examinando-se na frente de um espelho. O medo de assustar as pessoas com o que ela enxergava em seu rosto a levou a isolar-se em sua casa.
Leigh colocando a prótese para sua instalação artística. Foto: reprodução/metrouk
Mas a artista foi mais longe ao propor uma experiência de instalação artística em que ela revela ao mundo como se sente alguém com o transtorno que distorce o que se enxerga da própria aparência. Leigh, em conjunto com o make up artist Shaune Harrison, criou uma prótese incrivelmente realista para mostrar para o mundo exterior como ela vê o rosto dela.
Bastidores do vídeo-instalação. Foto: reprodução/metrouk
Em dezembro de 2014, Leigh foi as ruas de Manchester (Reino Unido) com câmeras escondidas para mostrar as reações das pessoas ao verem ela com a prótese do tumor. " A experiência acabou por ser incrivelmente boa, porque quando eu coloquei a prótese foi a primeira vez que eu percebi que eu era bonita ", conta.
O antes e depois da prótese com o tumor falso. Foto: reprodução/metrouk
O vídeo transformou-se em uma instalação com o nome de: The Tunnel Reality Broken. Usando sensores sons, o espectador é navega através do túnel da mente de um sofredor do transtorno. O vídeo permite que pessoas sem o trastorno experimentem como ela acredita que as pessoas vão olhar para ela no dia-a-dia.
Leigh em uma foto do seu rosto 'normal'. Foto: reprodução/metrouk
Leigh usando a prótese de tumor feita pelo make up artist Shaune Harrison. Foto: reprodução/metrouk
Todo mundo tem momentos em que pensamentos negativos sobre a aparência afeta a forma como nos sentimos. E o que Leigh tem feito é representar essa angústia interna de uma forma tangível. Este ano foi a primeira conferência nacional do transtorno dismórfico, onde Leigh apresentou seu trabalho ao lado de outros falando sobre a condição. Com a ajuda de pessoas como Leigh, o estigma da doença está começando a ser removido.
Confira o emocionante vídeo da exposição de Leigh:
Por Lívia Duarte
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet