diego_cervo /iStock
Um dos métodos contraceptivos mais seguros, a pílula anticoncepcional também tem sido indicada para outras finalidades. Um exemplo é a utilização para amenizar os terríveis sintomas da TPM, tais como dores, inchaço, as alterações de humor causadas por questões hormonais. Além disso, pode ser usada no combate à acne, cistos ovarianos, além de reduzir a incidência de doença benigna de mama.
A obstetra Karina Zulli, do Hospital e Maternidade São Luiz, conta que o uso da pílula pode controlar a ansiedade e o nervosismo. Além disso, estudos científicos indicam que o uso por longos períodos podem diminuir o risco de tumor de ovário, de endométrio e colorretal na mulher.
Para eliminar os mitos sobre o medicamento, a especialista listou cinco benefícios apresentados pela pílula. Confira:
1.Controle de cólicas e outros sintomas da TPM
Depressão, irritabilidade, fadiga, alteração do apetite, dores de cabeça e inclusive distúrbios do sono estão na lista de queixas das mulheres que sofrem com a TPM. A pílula anticoncepcional é sempre indicada nesses casos, pois se torna responsável pelo controle hormonal do organismo feminino. Algumas pílulas também ajudam a diminuir a retenção de líquido. Elas podem ser aplicadas no controle de cólicas menstruais para pacientes com ou sem endometriose, amenizando a dor.
2. Não causa infertilidade
De acordo com a obstetra, a pílula anticoncepcional pode ser tomada precocemente, desde que o caso seja orientado e acompanhado por um profissional da saúde. Seu uso não confere risco de infertilidade futura e não interrompe o crescimento, como muitas pessoas pensam. As doses de estrogênio, hormônio feminino, nas pílulas atuais são extremamente baixas e por isso não causam danos no desenvolvimento da mulher e nem de uma futura gravidez desejada.
3.Aplicação em outros tratamentos
Hoje, a pílula não é recomendada apenas para mulheres que não desejam engravidar. Devido ao amplo espectro de efeitos benéficos que estão atrelados ao seu uso, quando a mulher apresenta qualquer sintoma indesejado, relacionado ao período menstrual, a pílula pode ser indicada, sem uso obrigatório, é claro.
4.Baixa taxa hormonal
Existem pílulas com taxa hormonal mais baixa, porém o efeito de contracepção é o mesmo, assim como o de diminuição do fluxo menstrual.
5.Reduz indícios de doenças em geral
O uso da pílula anticoncepcional reduz o crescimento de miomas, doenças cardíacas, queda de cabelo e ameniza os sintomas da menopausa como oscilação de humor, sintomas da endometriose, controle de perda de peso, anemia, aumenta a produção de colágeno na pele e auxilia a densidade óssea. É importante que seu uso seja sempre acompanhado por um ginecologista, pois, como qualquer medicamento, a pílula pode ter efeitos colaterais indesejados, por isso toda mulher que tiver interesse em conhecer os benefícios da pílula anticoncepcional deve procurar um médico.
Por Lívany Salles
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet